Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇨🇳 Na China, mercados estão fechados por conta de feriado local, mas ontem o PMI industrial divulgado veio em 49,5pts, melhor do que o esperado, mas em zona de contração econômica (abaixo de 50pts)...já o mesmo dado de serviços caiu para 50,3pts, abaixo dos 50.6 esperado.

🇺🇸 Semana com agenda cheia conta com Jolts (3ªF), Livro Bege (4ªF), pesquisa ADP (5ªF) e Payroll (6ªF)

■ Na sexta depois que os mercados já estavam fechados, Trump anunciou que iria dobrar as tarifas para aço e alumínio a partir de 4ªF para todos parceiros comerciais e sem exceção.

■ Também voltou a escalar a situação com a China, com Trump acusando o país de violar a trégua assinada em Genebra (e a China também acusa os EUA de ter violado o acordo)...

■ O que segurou uma correção maior foi que Trump depois disse que pretende conversar com seu par Chinês.

■ Os índices ficaram próximos do 0, com o S&P caindo 0,01% e Nasdaq 0,32%.

■ Destaque para o PCE que desacelerou de 2,3% em março para 2,1% em abril.

■ No final de semana, a OPEP decidiu acelerar o aumento na produção de petróleo em 411mil bpd em julho pelo terceiro mês consecutivo...mesmo com a notícia sendo considerada ruim para o commodity, o Brent sobe mais de 3% nesta manhã dado que já vinha antecipando a notícia.

🇧🇷 Boletim focus sai às 8:25.

■ Aneel anunciou que junho terá bandeira tarifária vermelha patamar 1.

■ A Moody's alterou a perspectiva da nota de crédito brasileira de positiva para estável, poucos meses depois de ter elevado e eliminando a chance de uma mudança de rating no curto prazo...A notícia veio depois que os mercados já estavam fechados e pode trazer alguma pressão para o pregão de hoje.

■ A decisão da Moody’s não é nenhuma novidade, mas pode acordar o medo sobre a questão fiscal local que andava meio adormecida.

■ A decisão também coincide com a crise do IOF...durante o final de semana Hugo Motta pediu a suspensão imediata da incidência sobre operações de risco sacado.

■ Lula durante um evento (com Hugo Motta na plateia) deu um puxão de orelha em Haddad e equipe dizendo que "o correto não é tomar uma decisão e depois comunicar". Também rasgou Motta de elogios...

■ Já com ruídos da mudança do outlook, sexta o dólar puxou alta de 0,93% cotado a R$5,7087.

■ Pesa também a briga sobre o IOF, que pode passar mais um sinal para o estrangeiro de descontrole das contas públicas.

■ O IBOVESPA fechou em queda de 1,09% com volume forte de 31.1bi.

■ Na sexta a Atlas/Intel divulgou uma nova pesquisa mostrando que a desaprovação de Lula bateu 57,3% e o atual presidente perderia uma eleição em 2026.

■ Destaque para o PIB que registrou alta de 1,4% no 1° tri, puxado principalmente pelos Agro mas com consumo bombando também.