Listen

Description

📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*

🇺🇸 Semana com agenda cheia...Relatório Jolts saí amanhã, Livro bege e relatório ADP saem na 4ªF, e Payroll será divulgado na sexta-feira.

■ Hoje tem PMI S&P global às 11:45 e ISM às 12:00.

■ Na sexta, com pregão encerrando mais cedo, os índices em NY arrancaram novas máximas...o S&P fechou em alta de 0,42% e Nasdaq 0,83%.

■ No sábado, Trump ameaçou países pertencentes aos BRICS de elevar a tarifa de importação em 100% caso decidam seguir com a criação de uma moeda própria ou qualquer outro meio de transação que exclua o dólar.

■ Destaque para o BlackFriday, que bateu recorde tanto nos EUA quanto no Brasil.

🇨🇳 Na China o PMI industrial divulgado essa madrugada subiu de 50.3pts em outubro para 51.5pts em novembro, o maior nível desde Junho.

🇧🇷 Boletim focus sai às 8:25.

■ Destaque na semana para divulgação do PIB do 3°tri (terça), produção industrial de outubro (quarta-feira) e balança comercial (quinta-feira)

■ Parte dos textos do pacote fiscal já chegou na Câmara e deve ser aprovado ainda esse ano.

■ Na 6°, diante do stress no câmbio e juros por conta do desastrado anuncio do pacote fiscal, Haddad disse que o pacote não é o "gran finale" e que novas medidas podem ser decididas se o ajuste não for o suficiente....dá um pouco de alívio, mas também deixa a sensação de que o governo está perdido e sem um projeto claro.

■ Haddad tenta vender imagem que o governo se preocupa com a situação fiscal, mas é difícil convencer...do outro lado a ala extremista do partido critica o mercado e o BC.

■ Pacheco e Lira também tentaram tirar um pouco de pressão, deixando claro que a proposta de isentar IR para quem ganha até 5mil só será enviado ano que vem e somente será aprovada se houver compensação.

■ Também ajudou a indicação de Nilson David para a diretoria de política monetária do BC... Funcionário da tesouraria do Bradesco, Nilson é bem visto pelo mercado.

■ Depois de abrir bastante pressionado, dólar e juros cederam, mas não o suficiente para fechar em queda....o Dólar fechou em alta de 0,20% cotado a R$6,0012.

■ Já o IBOVESPA conseguiu reagir, fechando em alta de 0,85% com volume de 33.8bi.

■ Na sexta reunião entre economistas e diretores do BC a cobrança foi por uma alta de no mínimo 0,75%, enquanto a expectativa de SELIC terminal já bate 13,50%...

■ Na sexta o governo reduziu o bloqueio no orçamento divulgado dias antes de 6bi para 4.3bi.