Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 PMI de serviços e compostos saem às 10:45.

■ Semana com de decisão de juros nos EUA e no Brasil.

■ Sem muitas dúvidas, o mercado espera que a taxa fique inalterada (entre 4,25% e 4,5%), e a expectativa fica para o gráfico de pontos e a fala de Powell logo após a decisão.

■ Sobre a guerra comercial, Trump vem dizendo que está em negociacões com vários países (entre eles o Brasil) e deve divulgar acordos essa semana, mas também disse que não tem expectativa de alguma conversa com Xi Jiping.

■ Ao menos disse que está disposto a reduzir as tarifas "em algum momento" e somado com o anúncio das China que avalia negociar proposta dos EUA ajudou os mercados na sexta-feira.

■ Foram 9 altas consecutivas que levaram o S&P 500 a recuperar as perdas que ocorreram desde o liberation Day...o S&P fechou em alta de 1,47% e Nasdaq 1,50%.

■ O dólar voltou a valorizar com o DXY voltando a ficar acima dos 100 pontos (100.030)

■ Já o Payroll mostrou criação de 177mil vagas, acima dos 175mil esperado e mostrando que não é agora que a queda no emprego vai pressionar o FED a cortar juros, com mercado precificando como principal cenário que o primeiro corte só vem em julho.

🛢️ No final de semana a OPEP+ anunciou aumento de produção de 411mil bpd e com a Arábia Saudita alertando que novos aumentos ainda podem ocorrer, em uma tentativa de punir os membros super produtores ao mesmo tempo que afeta diretamente a indústria de xisto nos EUA. Analistas especulam que o cartel pode derrubar a commoditie até os US$ 50,00....

■ Fim de uma era: Warren Buffett anunciou sua "quase" aposentadoria aos 94 anos, entregando o comando da Berkshire para Greg Abel.

🇧🇷 Aqui o mercado espera alta de 0,50% na taxa SELIC (14,75% a.a) e a expectativa fica para o comunicado e se o COPOM vai sinalizar ou não o encerramento do ciclo de aperto.

■ Galipolo deve ficar de olho nas expectativas de inflação, e agora cedo o boletim focus mostrou que teve uma leve queda...

■ Na B3 a temporada de balanços ganha tração com 64 empresas divulgando seus números, entre elas pesos pesados como Bradesco (6°F) , Itaú e Ambev (5°F).

■ Sem conseguir acompanhar NY o IBOVESPA fechou em leve alta de 0,05% na última sexta-feira, com volume de 24.2bi.

■ O dólar fechou em baixa de 0,38% cotado a R$5,65, na expectativa de que o diferencial de juros aqui continue atraindo fluxo de estrangeiros.

■ Comissão especial sobre isenção de IR será instalada essa semana, mas Hugo Motta avalia que o projeto só deve ser votado no segundo semestre.

■ Neste final de semana o governo Lula decidiu pela troca do ministro da previdência, Carlos Lupi, após o escândalo de cobranças de aposentados em um esquema que pode ter desviado mais de 6bi para entidades sindicais.

■ Partidos de oposição devem pressionar para abrir uma CPI na Câmara.