Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

💶 BCE deve cortar juros em 0,25% hoje às 9:15, saindo de 2,25% para 2% depois que dado de inflação de maio cedeu para 1,9%...Lagarde fala às 9:45.

■ Lagarde tem que agradecer ao Trump, as tarifas aceleraram a antecipação das exportações ajudando a economia europeia assim como ajudou na queda da inflação.

🇺🇸 Pedidos de auxílio-desemprego e balança comercial saem às 9:30.

■ Ontem o relatório ADP mostrou forte queda na criação de vagas do mercado de trabalho privado, com apenas 37 mil postos criados, muito abaixo dos 130mil esperado.

■ Agora mercado vai olhar de perto o Payroll na sexta para decidir qual probabilidade de corte de juros.

■ Mesmo assim Trump usou o dado para voltar a criticar Powell pela demora na queda dos juros.

■ Ainda para atrapalhar mais, o PMI de serviços caiu para 49,9pts, contrariando as expectativas de alta para 52,2pts e entrando em território de contração.

■ Mesmo com todo barulho mercado decidiu esperar o Payroll e os índices em NY ficaram próximos do 0 a 0…S&P subiu 0,01% e Nasdaq 0,32%.

🇨🇳 Na China o PMI composto caiu de 51.1pts em abril para 49.6pts em maio, enquanto o PMI de serviços subiu de 50.7 para 51.1.

🛢️Ontem a Bloomberg divulgou que a Arábia quer continuar aumentando a produção de petróleo, além da Saudi Aramco ter anunciado queda no preço do petróleo para clientes da Ásia.

🇧🇷 Balança comercial de maio sai às 15:00.

■ Ontem saiu mais uma pesquisa de popularidade, dessa vez da Genial/Quaest, e mostrou que a popularidade de Lula continua em queda...A desaprovação bateu 57% (recorde entre todos mandatos de Lula) e a aprovação caiu para 40%

■ Nesse cenário volta a preocupação do mercado sobre medidas populistas e mesmo no caso do IOF dificilmente Lula deve aceitar medidas vistas como negativas para sua imagem, entre o que circulou até agora apenas mudanças no FUNDEB são estruturais, o restante é só para tapar o buraco até o final de 2026.

■ Com o barulho interno aumentando, o real não conseguiu seguir o movimento de queda global do dólar, aqui a moeda americana fechou em leve alta de 0,17% cotada a R$5,6455.

■ O IBOVESPA fechou em queda de 0,40% com volume de 22.2bi.