Listen

Description

📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*

🇺🇸 Desde o início da contagem Trump assumiu a liderança entre os colégios eleitorais, praticamente garantindo sua eleição como novo presidente dos EUA.

■ Contrariando as pesquisas que mostravam uma disputa acirrada, Trump despontou como o novo presidente dos EUA já no início da madrugada, e ontem a noite já fez o discurso da vitória tripla, com Senado e Câmara na mão dos republicanos também.

■ O cenário inicialmente contratado é de juros, inflação e dólar para cima...já na sessão asiática o DXY subia 1,78%.

■ Trump promete colocar tarifa de 25% sobre importações do México logo no início do mandato, além de voltar a atacar a China.

■ Um dia antes do encerramento das votações nos EUA os índices em NY foram até que bem...o S&P subiu 1,23% e Nasdaq 1,43%...destaque para os dados de PMI que vieram bem acima das expectativas.

🇧🇷 Fluxo cambial sai às 14:30.

■ Balança comercial sai às 15:00

■ Dia deve ser com bastante emoção, com juros e dólar estressado com a eleição dos EUA....do lado positivo o cenário pressiona ainda mais o governo a acelerar a agenda de corte de gastos.

■ Com o cenário adverso o pacote de cortes de gastos se transforma na única arma do governo local, que devido ao Brasil ser um país fechado ainda pode se beneficiar indiretamente da piora dos demais países emergentes.

■ Ontem repercutiu positivamente a presença dos ministros que possuem os maiores orçamentos, com exceção da defesa, com expectativa que os cortes irão atingir diversas áreas.

■ Ainda na expectativa do corte de gastos o dólar fechou em queda de 0,60% enquanto o IBOVESPA subiu 0,11%, com volume de 19.3bi.

■ Hoje ainda tem definição de juros, com expectativa de alta de 0,50% na taxa...mas a grande expectativa é de como será o comunicado.