📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 Auxilio desemprego sai às 10:30.
■ Um dia após confirmação de Trump como novo presidente dos EUA, o banco central americano deve seguir com o corte de 0,25% na taxa de juros às 16:00.
■ A expectativa fica para a entrevista de Powell às 16:30, embora não seja esperado mudança na condução da política monetária no curto prazo.
■ As bolsas subiram fortemente com a vitória de Trump...aqui a retórica é que ele deve favorecer o país no curto prazo, com políticas benéficas para a economia doméstica, resta saber o impacto disso para juros e inflação a médio prazo.
■ O Russel2000, que reúne as principais small caps dos EUA, subiu 5,8%, S&P andou 2,53% e Nasdaq 2,95%.
■ Destaque para Tesla que subiu quase 15% e para Bitcoin e outras criptos, que dispararam com propostas de Trump para afrouxar a regulamentação.
🇨🇳 Na China dados da balança comercial mostrou superávit de outubro de 78.53bi, acima dos 76.8bi esperado, mas as exportações subiram 5,1%, abaixo dos 5,9% esperado. Já as importações andaram 1,7%, acima dos 1,5% esperado.
🇧🇷 Tesouro divulga contas do governo central às 14:00.
■ Petrobras divulga resultado após fechamento de mercado.
■ Ontem o COPOM decidiu pelo aumento de 0,50% na taxa de juros, como já era amplamente esperado... no comunicado ficou claro que eles aguardam a apresentação e executarão do pacote de corte de gastos para determinar os próximos passos da política monetária.
■ O cenário está levando várias casas a aumentar a expectativa de SELIC terminal acima de 13%.
■ Lula em entrevista na Rede TV não ajudou....decepcionou quem esperava apoio irrestrito ao criticar o mercado e dizer que os cortes não podem afetar só os mais pobres. O mercado na verdade adoraria ver cortes de subsídios e emendas, mas é mais fácil jogar a culpa do que admitir a falta de governabilidade...
■ Haddad correu para falar com os jornalistas a noite e tentar amenizar o impacto das declarações de Lula, dizendo que as medidas devem ser fechadas em reunião com o presidente hoje às 9:30, mas não confirmou o anúncio para hoje. Ele reafirmou que o presidente quer a participação de todos no pacote, Congresso e Judiciário .
■ Com a esperança de que vem um bom pacote de corte de gastos, o dólar saiu de valorização de quase 2% no início do dia para queda de 1,26% no final da tarde, cotado a R$ 5,6759, mas a fala de Lula diminui essa queda para pouco mais de 0,6% no mercado futuro.
■ Aconteceu o mesmo com o IBOVESPA, que caia forte durante a manhã mas conseguiu fechar em queda de apenas 0,24%, embora o futuro tenha acelerado a queda após a fala de Lula para mais de 1%.
■ Ainda ontem o governo anunciou que vai propor reajuste entre 9% a 30% para cargos comissionados.