📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 Sentimento ao consumidor medido pela universidade de Michigan com expectativas de inflação de 1 e 5 anos sai aos 12:00.
■ Como esperado, ontem o FOMC cortou os juros em 0,25% e Powell foi bastante firme quando falou sobre Trump...questionado se o presidente eleito pedisse sua cabeça ele disse que a lei não permite e que ele iria ficar até o final do mandado (05/2026)....ele se recusou a especular sobre o futuro governo dizendo que precisa do anúncio das medidas para entrar nos modelos do FED.
■ Os índices em NY seguiram em alta, com o S&P subindo 0,74% e Nasdaq 1,51%, ambos em novas máximas....O FED ajudou, deixando claro que está confortável com o mercado de trabalho enquanto a economia segue crescendo em forte ritmo, sem necessidade de esfriar mais.
🇨🇳 Notícias que já vinham sendo veiculadas na última semana de um possível estimulo de até 1.4tri de dólares na China voltam a ganhar força após a eleição de Trump.
🇧🇷 IPCA sai às 9:00, com expectativa de alta de 0,54% no mês de outubro.
■ Parece que o pacote de corte de gastos entrou em uma fase difícil....notícias apontam que ministros (principalmente do trabalho) entraram em discussões calorosas contra os cortes, e que Lula não deve mexer
■ Um novo encontro foi marcado para hoje às 14:00, mas parece que um anúncio oficial deve ficar para a próxima semana.
■ Mercado ao menos entende que existe discussão acerca de uma proposta robusta, que atingiria ministérios como educação, saúde e previdência além do judiciario, subsidios e emendas parlamentares... resta saber o que de fato vai para frente.
■ O Estadão já soltou noticia dizendo que o pacote de corte de gastos estaria sendo desidratado e que algumas medidas mais drásticas, como limitar as despesas de previdência a um aumento de 2,5% acima da inflação, pode não prosperar....mudanças no piso da Saúde e educação também estariam em risco.
■ No valor matéria diz que Lula foi pressionado por marinho e pode manter regras atuais do seguro desemprego.
■ Com todos esses possíveis revés ontem circulou noticia de que os cortes ficariam entre 10 a 15bi, abaixo do necessário e para evitar stress o ministério da Fazenda foi logo desmentir a noticia.
■ O mercado flutua conforme sai às notícias, mas se mantem firme aguardando informações oficiais...com isso o dolar fechou em queda de apenas 0,01%, depois de iniciar o dia caindo quase 1%.
■ Já o IBOVESPA caiu 0,51%, com volume melhorando e batendo 25bi.
■ Ontem a Petrobas divulgou números acima das expectativas, com lucro líquido de 32.5bi no 2°tri e dividendos de 17.12bi, mas sem anúncio de dividendos extraordinários....mais uma pancada de balanços foram divulgados ontem e a boa notícia é que até o momento a temporada de resultados está acima das expectativas.