Listen

Description

📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*

🇺🇸 Ontem o o dado semanal de auxílio desemprego trouxe alívio para os mercados após mostrar queda para 233mil pedidos, pouco abaixo dos 240mil esperado.

■ O dado reforca a tese do pouso suave, mas ainda é necessario aguardar mais dados antes de cantar vitoria...gora as atenções ficam voltadas para o CPI que sai na próxima quarta-feira.

■ Mercado gostou do que viu e o S&P subiu 2,30% enquanto Nasdaq avançou 2,87%.

🇨🇳 Na China, inflação ao consumidor (CPI) teve alta de 0,5%, acima dos 0,3% esperado, enquanto o PPI caiu 2%, mais do que o mercado esperava (-0,9%).

🇧🇷 Prévia do IGPM sai às 8:00

â–  IPCA sai Ă s 9:00 com expectativa de alta de 0,35% em julho.

■ Conference call da Petrobras será às 11:00

■ Ontem a Petrobras divulgou prejuízo de 2,6bi, bem diferente das expectativas do mercado que estavam em lucro de 14.7bi. O resultado foi impactado por efeitos não recorrentes, entre eles: acordo com CARF e variação cambial, mas mesmo desconsiderando estes eventos o lucro não chegaria a 6bi.

■ Para atenuar o efeito nas ações, a Petrobras vai utilizar 6.4bi da reserva de 21.9bi para o pagamento dos dividendos

■ Galipolo falou ontem em um congresso em BH e trouxe um tom até mais duro do que a ATA...se de um lado mostrou uma independência com relação ao governo, do outro deve elevar as probabilidades de uma alta na taxa de juros.

■ A fala de Galipolo fez o juros futuro virar para alta e ajudar na valorização do real, que se beneficia de um cenário com juros local maior enquanto juros nos EUA devem cair.

■ O dólar cedeu 0,90%, cotado a R$5,5741, mas tem gap de baixa para hoje, já que o dólar futuro caiu 1,85%.

■ Já o IBOVESPA subiu 0,90% com volume de 20.3bi.

■ Além do cenário externo positivo, ajudou um relatório do JP Morgan dizendo que o índice já chegou ao fundo e que o único caminho possível parece ser uma recuperação. Em sua análise ponderam que os dois principais riscos são: pouso forçado nos EUA e problemas fiscais local.