Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 CPI sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,1% em março e 2.6% em 12 meses.

■ No mesmo horário saem pedidos de auxilio desemprego.

■ Depois dos mercados derreterem durante 5 pregões, Trump decidiu dar uma pausa nas tarifas por 90 dias, com exceção de países que retaliaram os EUA.

■ Contra a China que havia retaliado com tarifas de 84% sobre as importações americanas, a casa Branca aumentou as tarifas para 125%, mas Trump já disse que não deve aumentar novamente e ontem durante entrevista no salão oval mandou vários recados de conciliação a Xi Jinping.

■ Por enquanto a China não se pronunciou e ontem foi anunciada uma cooperação com a UE no setor automotivo.

■ Trump foi pressionado a voltar atrás (principalmente pelo mercado de titulos americanos), mas o resultado até agora vai ser comemorado e usado como estratégia para novas rodadas de pressão contra os países que não chegarem em um acordo...

â–  Os mercados que iniciaram o dia em queda por conta do aumento das tarifas contra a China, viraram para uma alta histĂłrica...

■ A alta vista ontem foi a 3° maior desde o fim da segunda Guerra mundial...Nasdaq saltou incríveis 12,16% enquanto o S&P subiu 9,52% adicionando 4,3trilhoes de dólares ao valor de mercado do índice.

■ Trump vai tentar isolar a China e acelerar os acordos com outros parceiros, mas isso não resolve todos seus problemas...A pressão deve continuar, principalmente de empresas que dependem de componentes que vem de lá, e mesmo com fábricas em outros países (como é o caso da Apple na India) a maior parte dos componentes ainda vem da China. Para amenizar Trump já disse que pode ver casos específicos de cada empresa.

■ Outro ponto é que a perda de confiança em ativos americanos não sumiu, só amenizou.

■ Na China o CPI divulgado essa madrugada mostrou recuo de 0,1% na base anual, dentro das estimativas...já o PPI caiu 2,5%, pouco acima dos 2,3% esperado.

🇧🇷 Volume de serviços sai às 9:00.

■ O Lula que já esta em campanha decidiu endurecer a mensagem contra as tarifas de Trump, dizendo que vai brigar na OMC ou vai ter reciprocidade que segundo ele "é o mínimo que se espera de um pais que tenha dignidade e soberania".

■ As falas parecem mais direcionadas aos eleitores, já que ministros e o próprio vice presidente já disseram diversas vezes que devem seguir com negociações.

â–  Seguindo o bom humor externo o dolar caiu 2,87% e voltou para R$5,8473, enquanto o IBOVESPA subiu 3,12% com volume forte de 40.6bi.

■ O BC anunciou que março teve saída líquida de 8.3bi de dólares no pior resultado para o mês desde o início da série histórica já influenciado pela guerra comercial.

â–  Destaque para vendas no varejo que veio com alta de 0,5%, abaixo dos 0,8% esperado.