📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Ontem os representantes dos EUA saĂram da reuniĂŁo com seus pares chineses dizendo que foi muito produtiva...
â– O destaque fica para o 2° round das negociações comerciais que começou Ă s 6:00 (BrasĂlia).
â– Na espera de algum sinal de paz entre EUA e China, os Ăndices em NY ficaram de lado, com S&P subindo 0,09% e Nasdaq subindo 0,31%.
🇧🇷 IPCA de maio sai as com expectativa de alta de 0,34%.
â– Mercado aguarda os detalhes das propostas para substituir o decreto do IOF.
■Como esperado, ficou claro que não existe interesse em mexer em ajustes estruturais neste momento, sendo só jogo ensaiado a conversa de Haddad, Motta e Alcolumbre, ao menos foi essa a percepção do mercado.
â– A MP proposta terá prazo de 120dias e proposta como IR de aplicações isentas como LCI, LCA, CRI e CRA, e Ă© possivel que nem fique de pĂ©, atĂ© porque essas medidas precisam atender o princĂpio da anterioridade, ou seja, sĂł vale a partir de 2026, ou seja, empurraram com a barriga para ganhar tempo e vĂŁo ter que discutir novamente dentro do prazo da MP.
■O próprio Hugo Motta deixou clara a situação, de que nem os deputados nem o governo querem tratar de temas que podem impactar nas eleições do próximo ano.
■Mas Alcolumbre e (principalmente) Hugo Motta surpreenderam ao abrir esse diálogo de temas "intocáveis", e ao menos sobra alguma esperança que em 2026 um governo mais reformista tenha esse apoio.
■O que ajudou foi o bom humor lá fora e a própria acomodação sobre a situação, já que ninguém esperava algo diferente mesmo.
â– No fim, dĂłlar voltou a cair, dessa vez 0,14% e cotado a R$5,5619.
■O IBOVESPA também se recuperou do pico de queda e fechou em leve queda de 0,30% e volume de pouco mais de 20bi.