Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso, CFP®️

🇺🇸 Um dia depois de anunciar o primeiro movimento de afrouxamento monetário em praticamente 15 anos, a China divulgou que o volume de exportações avançou 6,8% em novembro, abaixo dos 8,4% esperado...já as importações caíram 3,9%, enquanto mercado esperava alta de 0,8%.

■ Ontem as bolsas em NY tiveram um dia de correção, após a China anunciar que investiga a Nvidia por violar a lei antimonopólio do país...

■ O papel caiu 2,6%, arrastando Nasdaq que cedeu 0,62%, já o S&P caiu 0,61%.

🇧🇷 IGPM sai às 8:00.

■ IPCA de novembro sai às 9:00 com expectativa de alta de 0,36%.

■ Hoje inicia-se a reunião do COPOM que divulga decisão de juros amanhã as 18:00.

■ CAE do Senado sabatina às 9:00 os dois indicados por Lula para o BC.

■ Lira e Pacheco avisaram Lula que as coisas pioraram no Congresso, o que dificulta a aprovação do pacote de gastos.

■ Além do atraso na liberação das emendas os deputados e senadores não gostaram nada das novas regras impostas por Dino...

■ Como retaliação, ontem a CCJ do Senado encerrou reunião sem a leitura do projeto de regulamentação da reforma tributária.

■ Com isso as taxas de juros continuaram subindo e agora a expectativa é que SELIC suba 100bps amanhã, com curva de juros colocando SELIC terminal em 16%.

■ O que salvou o IBOVESPA foram os estimulos na China, mas do outro lado as domésticas tombaram com juros alto....no fim o IBOV andou 1%, com volume de 21.3bi.

■ O dólar fechou em alta de 0,20%, cotado a R$6,0829.

■ No FOCUS a inflação voltou a subir, com dado para 2025 subindo de 4,4% para 4,59%, enquanto SELIC terminal foi para 13,50%.

■ Nesta madrugada, o presidente Lula foi encaminhado para uma cirurgia de emergência após hemorragia cerebral.