📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Inicia-se a temporada de balanços nos EUA com números do Wells Fargo e Morgan Stanley antes da abertura dos mercados...os investidores devem ficar de olho nos guidances e projeções divulgadas, dado que já podem começar a incorporar o risco da guerra comercial.
■ PPI sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,3% para o núcleo e 3,5% na comparação anual.
■ Índice de sentimento ao consumidor medido pela universidade de Michigan sai às 11:00.
■ A melhora dos mercados com a trégua das tarifas anunciado por Trump não durou muito...com sinais de que a China entrou no jogo e não deve aceitar a pressão americana, ontem os mercados devolveram parte dos ganhos de quarta.
■ Trump até vem tentando baixar os ânimos, dizendo que quer um acordo com a China e elogiando Xi Jinping, inclusive dizendo que autoridades chinesas já entraram em contato com a Casa Branca e Peter Navarro também disse que ja estão em negociacões com Índia, Austrália e Reino Unido.
■ Foi confirmado pela Casa Branca que a tarifa contra a China agora está em 145% (125% anunciado nos últimos dias e mais 20% do primeiro anúncio de Trump) e nessa madrugada a China subiu as tarifas contra produtos americanos para 125%, dizendo que não fará novos aumentos por não fazer sentido econômico....A UE também já disse que embora busque um acordo, estão prontos para expandir "dramaticamente" a guerra comercial será às negociações falharem, inclusive impondo impostos sobre serviços das Big Techs.
■ Nas contas da Capital Econômics, a guerra comercial terá impacto de 1% no PIB global nos próximos 2 anos, sendo a China a mais prejudicada com retração de 1,2%.
■ Com queda de 7,3%, a Tesla puxou a fila da queda na Nasdaq que cedeu 4,31%, já o S&P caiu 3,46% com Disney caindo quase 7% após Pequim anunciar redução da importação de filmes e produções americanas.
■ Mesmo o dado de CPI em deflação de 0,1% no mês de março (abaixo dos 0,1% de alta esperado) nao conseguiu segurar os mercados...avaliação é que a inflação daqui para frente será mais imprevisível.
🇧🇷 IPCA de março e IBC-Br saem às 9:00.
■ Para o IPCA a expectativa de alta de 0,54% em março e 5,46% no ano, enquanto o IBC-Br deve vir com alta de 0,30% em fevereiro.
■ Aqui os membros do governo mantêm uma visão mais pragmática, dizendo que devem seguir com as negociações com o EUA, embora Lula as vezes solte alguma ameaça de retaliar, a percepção é que ele fala para o "eleitor".
■ Haddad fala hoje na BandNews, mas ontem negou os boatos de ampliar a tarifa social de energia elétrica (como tinha dito o ministro de MME) ou alteração da meta de resultado primário para o ano que vem, de um superavit de 0,25%.
■ Seguindo o exterior, o dólar subiu 0,88% cotado a R$5,95 enquanto o IBOVESPA caiu 1,13%, mas o volume já voltando a normalidade em 25,9bi.