📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 CPI de agosto sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,2% tanto para o núcleo quanto para o índice cheio.
■ Estoque de petróleo sai às 11:30.
■ O dia iniciou com dados de importações fracos na China mas não parou por aí..
■ O petróleo tombou quase 4% com o risco de queda na demanda da China e dos EUA devido ao processo de desaceleração além da previsão de menor demanda pela OPEP, e como se já não fosse o suficiente, a nova proposta de regulação bancária apresentada pelo vice presidente de supervisão do FED, Michael Barr, levou os bancos nos EUA para forte queda. Ele disse que vai reduzir de 20% para 9% o aumento de capital proposto em meados de 2023, os bancos gostaram das regras menos onerosas, mas o mercado vê potencial risco em uma crise.
■ No setor financeiro pesou também as expectativas de resultados piores, depois do CEO do Goldman dizer que a receita da divisão de trading pode cair 10% e o BOFA dizendo que os resultados do banco de investimentos serão piores.
■ Salvos pelas empresas de tecnologia, Nasdaq subiu 0,84% e o S&P 0,45%.
🇧🇷 Dados do setor de serviços sai às 9:00, com previsão de estabilidade.
■ Fluxo cambial sai às 14:30.
■ Aqui no Brasil, além de todo stress lá de fora, o fiscal voltou ao radar após a notícia do relatório do TCU, intensificando os movimentos, principalmente no câmbio.
■ No caso do IBOVESPA, até que se comportou bem, com queda de 0,31% e volume de 18.9bi.
■ Já o dólar escalou para alta de 1,32%, cotado a R$5,6553.
■ Ontem o IPCA veio melhor do que o esperado, com queda de 0,02% (expectativa era alta de 0,02%).
■ O dado não alterou a expectativa de alta de 0,25% na próxima reunião, nem as outras 2 altas de 0,25% em novembro e dezembro, mas botou fogo na lenha de quem defende que não tem necessidade de aumentar os juros agora.