📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇧🇷 CPI de janeiro sai às 10:30 com expectativa de alta de 0,3% em janeiro e 2,9% no ano, enquanto o núcleo deve ficar em 0,3% no mês e 3,2% no ano.
■Powell faz discurso na Câmara a partir das 12:00, mas não deve ter novidade dado que já falou no Senado ontem que não tem pressa em retomar os cortes de juros dado que o emprego e a economia vão bem.
â– RelatĂłrio mensal da OPEP sai ao longo do dia.
â– Mercados devem entrar em modo de cautela, aguardando a definição de Trump sobre as tais "tarifas recĂprocas", das quais ninguĂ©m sabe muito bem como seriam...
â– Sobre as tarifas para aço e alumĂnio, o Brasil já foi citado nominalmente pelo aumento das importações dos produtos da China (que sofre com tarifas mesmo antes de Trump).
â– Ontem os Ăndices ficaram de lado, com S&P subindo 0,03% e Nasdaq caindo 0,36%.
🇺🇸 Volume de serviços sai às 9:00
â– Fluxo cambial semanal sai Ă s 14:30.
â– Ontem o IPCA deu um alĂvio, com alta de 0,16 (dentro das expectativas) no menor nĂvel para o mĂŞs desde o inĂcio do plano Real...o motivo foi o bĂ´nus de Itaipu, que ajudou na queda do preço de energia, mas mesmo sem considerar isso a inflação subjacente acelerou menos que o previsto. Ainda nĂŁo dá para comemorar, pois em fevereiro o Ăndice deve ficar pressionado por conta de reajustes em educação e transporte, mas tudo indica que o juros alto começa a fazer seu papel.
â– Somado a isso, uma nova pesquisa mostrou que Lula continua perdendo popularidade e em um eventual segundo turno TarcĂsio nĂŁo sĂł se saiu bem com um empate tĂ©cnico, como teria um resultado melhor do que Bolsonaro
â– Tudo isso deu um empurrĂŁo para o IBOVESPA, que driblou a queda de NY e as tarifas de Trump contra aço e alumĂnio, e subiu 0,76% com volume de 19.9bi.
■Já o dólar subiu 0,31% cotado a R$5,7678.
â– Ajuda tambĂ©m a postura de BrasĂlia de evitar conflitos com retaliações contra os EUA.
■Destaque para noticias do Broadcast de que Jaques Wagner disse que Lula topa mais uma rodada de corte de gastos caso necessário.