📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 PPI de maio sai às 9:30 com expectativa de alta para o núcleo de 1,7% na base anualizada e alta de 0,3% no mês...já o índice cheio deve subir 2,6% na base anualizada e 0,2% no mês.
■ Ontem o CPI veio com alta de 0,1% em maio e 2,4% no ano, ambos um pouco abaixo dos 0,2% e 2,5% esperado, mostrando que as tarifas ainda não tiveram um impacto relevante na inflação (ou ao menos podem ter sido compensadas pela queda no preço de commodities).
■ Mas sem os detalhes do acordo com a China, com o risco no Irã (Israel também) e ainda depois de toda a alta recente, os índices em NY se mostram claramente cansados , carentes de motivos para manter a alta recente…o S&P caiu 0,27% e Nasdaq 0,50%.
🛢️ Petróleo subiu 4,33% com Trump dizendo que estava perdendo a confiança em um acordo com o Irã.
🇧🇷 Venda no varejo sai às 9:00 com expectativa de recuo de 0,7% em abril.
■ Ontem o governo publicou as medidas alternativas para o decreto do IOF, confirmando o que já tinha sido ventilado, com redução na alíquota de IOF sobre crédito de 0,95% para 0,38%, redução de 80% nas alíquotas para risco sacado e também na tributação sobre planos de previdência (VGBL) sendo que somente aportes superior a 600mil no ano serão tributados em 5%...para compensar a diferença terá aumento na tributação para as bets de 12% para 18%, tributação sobre criptoativos, taxação de 5% sobre títulos isentos e equalização na tributação de CSLL para instituições que pagam menos impostos, além da uniformização da tributação de RF e ações para 17,5%.
■ As propostas já nascem derrotadas...a Câmara já se organiza para derrubar boa parte delas e não vai ser fácil para o governo.
■ Hugo Motta já tirou o corpo fora, dizendo que não se compromete com a aprovação.
■ Com a redução do IOF sobre o crédito o mercado voltou a colocar na conta que a SELIC ainda terá mais uma alta de 0,25% na próxima reunião, mas não está escrito em pedra...o IPCA já veio melhor que o esperado, se vendas no varejo e volume de serviços que ainda saem essa semana ajudar as expectativas podem mudar novamente.
■ Com uma ajudinha do petróleo e da recuperação no setor financeiro ontem o IBOVESPA conseguiu segurar uma alta de 0,51% mas volume continua baixo em 21.6bi.
■ Destaque para a noticia que o BofA rebaixou a recomendação pata ações brasileiras devido aos problemas fiscais mais evidentes.