📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 PPI de novembro sai Ă s 10:30 com expectativa de alta de 0,2% para o nĂşcleo e para o Ăndice cheio...e no mesmo horário sai o auxĂlio desemprego.
â– Ontem o CPI veio dentro das expectativas, confirmando que o FED deve cortar os juros na prĂłxima semana e foi o suficiente para os mercados em NY continuarem o rally...
â– O destaque foram para as Techs, apĂłs relatĂłrios apontando que devem se beneficiar do governo Trump...Nasdaq subiu 1,77% enquanto o S&P andou 0,82%.
đź’¶ Na Europa BCE deve reduzir as taxas de juros em 25pb ou 50pb Ă s 10:15 com coletiva de Lagarde Ă s 10:45.
🇧🇷 Vendas do varejo sai às 9:00.
â– O hospital SĂrio LibanĂŞs irá atualizar o estado de saĂşde de Lula Ă s 10:00.
■O dia de ontem começou com cerca animação de que o pacote fiscal pode ser aprovado ainda esse ano....e com o aumento das chances de Lula não concorrer na próxima eleição o Índice fechou em alta de 1,06% com volume de 28.9bi.
â– O dĂłlar caiu abaixo dos 6,00, fechando em R$5,9557 apĂłs queda de 1,53%.
■Para ajudar, o BC veio com os dois pés na porta....surpreendeu ao anunciar a alta de 1% da SELIC, mas surpreendeu ainda mais ao dar o guidance de ao menos mais 2 altas de 1% nas próximas reuniões e também de anunciar 2 leilões de linha de câmbio para hoje às 10:00, num total de até US$4bi que pode derrubar o dólar.
■A SELIC que agora está em 12,25% deve ir até ao menos 14,25 em março e tem tudo para ajudar a acomodar as expectativas...o comunicado foi bastante hawkish, deixando claro o firme compromisso com a meta e já tira qualquer dúvida inicial sobre como será a condução de Galipolo a frente da autarquia...também destacou que a reação negativa dos investidores ao pacote afetou de forma relevante as expectativas, além de destacar que o PIB continua crescendo acima do seu potencial.
■A decisão foi acertada (e bastante elogiado) e deve ajudar o mercado local hoje...agora a bola está na mão de Haddad que corre para aprovar o pacote ainda esse ano.
■Ontem foi aprovado na CCJ o texto da reforma tributária que poderá ser votado em plenário hoje a partir das 10:00.