📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 PPI sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,3% em fevereiro e 3,3% na base anualizada (índice cheio).
■ E após a taxação de 25% do aço e do alumínio entrar em vigor Canadá e União Europeia já retaliaram e não parecem muito dispostos a se submeter a pressão de Trump...
■ Trump já disse que "não está muito feliz" com a postura da União Europeia e que deve aplicar tarifas sobre os carros europeus a partir do dia 02.
■ A ministra de assuntos internacionais do Canadá disse que deve trabalhar com a União Europeia para se defender das tarifas dos EUA.
■ É consenso que a guerra comercial será inflacionária, mas até que ponto uma desaceleração nas economias podem compensar? E o quanto a queda do mercado e da popularidade de Trump pode mudar a rota do governo americano?
■ Pelo menos ontem o CPI deu um certo alívio...o dado mostrou alta de 0,2% em fevereiro, pouco abaixo dos 0,3% esperado e ajudou os mercados em NY.
■ O S&P fechou em alta de 0,49% e Nasdaq subiu 1,22%.
🇧🇷 Volume de serviços de fevereiro sai às 9:00 com expectativa de queda de 0,1%.
■ Ontem foi noticiado que o governo decidiu cortar 7.7bi do Bolsa Família, que inicialmente foi visto como um compromisso para fechar o orçamento de 2025, cobrindo assim os gastos com outros programas anunciados, como Pé de Meia e Vale Gás...o bom humor durou pouco, depois de um pente fino ficou claro que o Pé de Meia não estaria incluído, além de 8bi de gastos adicionais com a previdência.
■ Mais cedo, o IPCA veio dentro das estimativas (1,31% de alta em fevereiro), mas os núcleos vieram pressionados...
O IBOVESPA fechou em leve alta de 0,29% com volume de 18.1bi, enquanto o dolar fechou em queda de 0,05%.
■ Os bancos já se preparam para oferecer o novo crédito consignado privado a partir do dia 21/03...no primeiro momento deve ocorrer o incentivo para que os clientes troquem as linhas de crédito mais caras pelo crédito com juros menor, o que deve ajudar a reduzir o endividamento das famílias e estimular o consumo.