📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 PPI de dezembro sai às 10:30 com expectativa de alta de 0,3% em dezembro para o índice cheio e 0,2% para o núcleo.
■ Ontem petróleo escalou e voltou a negociar acima dos US$80,00 o barril do brent, puxando também as taxas das treasuries...
■ O juros da note-10 bateu 4,8% e volta a se aproximar dos 5%, o que traz impacto principalmente para as empresas de Tech que tiveram um dia de correção mais forte...
■ Nasdaq fechou em queda de 0,30% e o S&P que passou o dia no negativo virou no final da tarde e fechou em leve alta de 0,16%.
■ Notícia veiculada na Bloomberg ontem a noite apontou que integrantes da equipe econômica de Trump discutem promover um aumento gradual das tarifas sobre importações, com intuito de fortalecer a posição dos EUA nas negociações e evitar um repique na inflação.
🇧🇷 Ontem durante entrevista para O Globo o secretário executivo da Fazenda disse que o governo cogita novas propostas de redução de gastos para preservar o arcabouço, embora nos bastidores o governo rejeita um novo pacote antes de abril.
■ Somado ao comentário de Diogo Guillen sobre o esforço do BC para buscar a meta de inflação, os juros tiveram uma correção mesmo com o ambiente externo pressionado.
■ A alta das commodities também ajudou o real...o Dólar caiu 0,06% cotado a R$6,0985.
■ O IBOVESPA tambem se beneficiou da alta das commodities e puxou alta de 0,13% com volume de apenas 16,7bi.
■ No boletim Focus as expectativas de inflação para 12 meses subiram de 4,96% para 5,01%, enquanto a SELIC deve ir até 15%.
■ Com petróleo acima dos 80USD cresce a pressão por reajuste de combustíveis pela Petrobras, o que pode ter impacto na inflação.