Listen

Description

📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*

🇨🇳 A coletiva ocorrida na China no Sábado pode animar os mercados.... foi anunciado que o governo Chinês emitirá 2,3tri de yuans (325bi de USD) em titulos especiais, além de antecipar outros 200bi de yuansem projeto de 2025 até o final do mês.

■ O anúncio já fez várias casas revisar as apostas de crescimento da China para 5% esta ano.

■ Já o CPI divulgado essa madrugada veio com alta de 0,4% em setembro, abaixo dos 0,6% de alta esperado e o PPI caiu 2,8%, acima dos 2,5% esperado.

■ Amanhã à noite na China tem PIB do 2° tri, produção industrial e vendas no varejo de setembro, e no domingo tem decisão de juros.

🇺🇸 Nos EUA o mercado de treasuries fecha devido ao feriado de Columbus Day, mas bolsas funcionam normalmente, enquanto a agenda na semana é bem esvaziada, com destaque para vendas no varejo na 5°F e produção industrial medido pelo Impire State na 3°F, além da continuidade da temporada de balanços.

■ Na sexta os fortes resultados do JPmorgan e do Wells Fargo puxaram os índices em NY, com o S&P subindo 0,61% em nova maxima, enquanto Nasdaq avançou 0,33%.

■ O principal dado do dia foi o PPI que ficou estável em setembro, ante expectativa de alta de 0,1%, enquanto no ano subiu 1,8%, acima dos 1,6% esperado.

💶 Na Europa destaque para decisão de juros do BCE na 5°F

🇧🇷 IBC-Br sai às 9:00.

■ Na sexta a agência Fitch disse que não vê uma elevação de rating no curto prazo, e que para isso ocorrer é necessário uma consolidação fiscal efetiva.

■ Aqui o fiscal continua pesando, e para atrapalhar na sexta Lula comentou que gostaria de ver isenção de IRPF para rendas acima de 5mil também, além do comentário da compra de novos aviões para o presidente e ministros...

■ Tudo isso mostra que o governo tem pouca preocupação com os gastos, o que levou para mais um dia de alta de juros na B3.

â–  O dĂłlar subiu 0,50% e fechou cotado a R$5,615.

â–  O IBOVESPA caiu 0,28%, pressionado pelo risco fiscal e com volume se mantendo fraco de 17,8bi.

■ O principal dado do dia foi volume de serviços, que mostrou queda de 0,40%, bem pior que os 0,1% de alta esperado.