📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®
🇺🇸 Vendas no varejo de julho e pedidoa semanal de auxilio desemprego saem às 9:30
■Produção industrial de julho sai às 10:15
■Ontem o CPI veio em linha com as expectativas, com a inflação no ano recuando para 2,9% pela primeira vez desde 2021.
â– O dado ajuda a dissipar o risco do hard landing e as apostas de corte de 0,25% ganharam terreno, batendo 62,5% contra 37,5% de corte de 0,5%.
â– Os mercados gostaram do que viram e os Ãndices em NY seguiram em alta...o S&P subiu 0,38% e Nasdaq 0,03%.
🇨🇳 Na China o dado de produção industrial veio com alta atualizada de 5,1%, abaixo dos 5,5% esperado, enquanto as vendas no varejo cresceram 2,7%, pouco acima dos 2,6% esperado.
🇯🇵 No Japão, a leitura preliminar do PIB do 2° Tri veio com alta de 0,8% acima dos 0,6% esperado.
🇧🇷 Pacheco adiou para hoje a votação da reoneração da folha de pagamentos, enquanto Jaques Wagner (lÃder do governo no senado) inclui uma proposta de aumento do imposto dobre JCP de 15% para 20%, essa alternativa entrou no radar após não ser aceito o aumento de tributação da CSLL.
â– Já o projeto de renegociação de divisas dos Estados com a união foi aprovado no senado por 70x2. A proposta está sendo bastante criticada pelo mercado por ter um controle menor e aumento das despesas, além de um teto de gastos mais flexÃvel.
■O projeto permite a troca de débitos estaduais por investimentos em educação, podendo levar o juros até 0, o que pode agravar o quadro fiscal do Brasil, aumentando o endividamento público.
â– Também foi aprovado no senado o projeto que amplia o otazo do parcelamento das dÃvidas dos municÃpios com o INSS de 20 para 25 anos.
■O ministro Flávio Dino suspendeu todas as emendas impositivas, até que o legislativo crie regras para dar mais transparência aos repasses. Congresso já rejeitou uma MP que previa recomposição orçamentária de R$1.3bi para o poder judiciário como retaliação.
■Ontem o dólar teve valorização de 0,36%, cotado a R$5,4693, com o real prejudicado pela queda nas commodities.
â– Já o IBOVESPA seguiu mais um dia de alta acompanhando o mercado externo. O Ãndice subiu 0,69% com volume de 63.4bi devido ao vencimento de opções sobre IBOVESPA.
â– O principal dado do dia foi vendas no varejo, que caiu 1% em junho, bem acima dos 0,1% esperado.