Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 Semana conta com feriado de Corpus Christi na quinta-feira no Brasil e Juneteenth também na quinta nos EUA.

■ Decisão de juros nos EUA na quarta-feira deve vir sem grandes novidades, com manutenção e mantendo o cenário aberto...ainda terá decisão de juros do BoJ, BoE e PBoC.

■ Ontem começou a reunião do G7 onde Trump diz que pode haver algum acordo entre Israel e Irã...a guerra vem sendo muito mais fácil para Israel do que o esperado e o mercado vem se acomodando enxergando um Irã quase sem saídas...

■ Sozinho e bastante inferior tecnologicamente, sobraram apenas decisões "kamikazes" como fechar o estreito de Ormuz ou atacar bases americanas e outros países Árabes, levando os EUA diretamente para a guerra e acelerando a queda do regime dos aiatolás.

■ Trump também diz ter expectativa sobre assinar acordos comerciais durante a reunião...faltando 1 mês para o fim da trégua das tarifas recíprocas, mercados podem voltar a olhar o temas com mais apreensão.

■ O risco recai principalmente sobre o petróleo, mas por enquanto o preço da commoditie está bastante controlada...na sexta o Brent subiu 7,02% mas hoje está em queda de quase 1%.

■ Na sexta os índices em NY fecharam em queda acompanhando o movimento de aversão global criado pela guerra entre Israel e Irã...o S&P cedeu 1,13% e Nasdaq 1,30%.

🇨🇳 Na China saíram dados de vendas no varejo que mostraram alta de 6,4% em maio, bem acima dos 4,3% esperado e produção industrial que subiu 5,8%, pouco abaixo dos 5,9% esperado.

🇧🇷 Boletim focus sai às 8:25.

■ IBC-Br de abril sai às 9:00 com expectativa de alta de 0,1%.

■ Mercado inicia a semana bastante dividido se o COPOM vai dar um último aumento de 0,25% ou mantém o juros na quarta-feira.

■ Para o governo as coisas não estão fáceis...reportagem do Valor estima que mais de 300 deputados devem votar para derrubar as propostas do governo para fechar as contas.

■ Lula se reuniu com Hugo Motta ontem na tentativa de impedir a votação, mas é improvável que consiga.

■ E ainda deve ver o Senado aprovar a abertura da CPMI que trata das cobranças indevidas contra aposentados.

■ Na sexta o IBOVESPA segurou bem o movimento de aversão global..o índice caiu 0,43% ajudado pela alta das Petrobrás e também pelo Brasil estar bem distante de qualquer conflito, o mesmo motivo que levou o dólar para queda de 0,02% cotado a R$5,5417.