📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 Semana com Decisão de juros dos principais BC's ao redor do mundo...a única certeza é que o BoE não sobe juros...decisões dos Bc's do Brasil, Japão, EUA e do PboC estão abertas.
â– Atividade industrial medido pelo Impire State sai Ă s 9:30.
■Na sexta um jornalista do WSJ especializado na cobertura de decisões do FED ( e que costuma acertar) soltou uma matéria dizendo que os dirigentes estão indecisos se a queda vai ser de 25pb ou 50pb, levando o mercado a praticamente dobrar as apostas em 50bp que estavam em 28%, e agora divide as chances com o corte de 25bp.
■Para coroar o dia, o dado de sentimento ao consumidor medido pela universidade de Michigan veio melhor do que o esperado, e com as expectativas de inflação caindo.
â– Tudo corroborou para mais um dia de alta, com S&P subindo 0,54% e Nasdaq 0,65%.
â– Destaque para o Ăndice Russel 2000, que pega as small caps e mais ligado a economia domĂ©stica americana, que subiu 2,5%.
â– Neste final de semana houve tiros prĂłximos ao clube de golfe em que o candidato jogava na FlĂłrida.
🇨🇳 Na China, saiu dados de produção industrial (que veio com alta de 4,5% abaixo dos 4,6% esperado) e vendas no varejo (que também foi menor em 2,1%, abaixo dos 2,5% esperado)
🇧🇷 COPOM decide juros na quarta feira.
â– RelatĂłrio bimestral de receitas e despesas sai na 6ÂŞF.
■O ministro Flavio Dino autorizou o governo a emitir créditos orçamentários fora do arcabouço para combater as queimadas.
■É a segunda medida de contabilidade criativa en pouco tempo...Semana passada o BC recusou a contabilizar como receita primária a apropriação, por parte do tesouro, de recursos esquecidos em contas bancárias.
â– Na sexta, a chance do FED acelerar o corte de juros ajudou a derrubar o juros e o dĂłlar, levando o IBOVESPA para alta de 0,64%.
â– O dĂłlar caiu 0,91%, cotado a R$5,5673.
â– O principal dado do dia foi o IBC-br, que encolheu 0,41%, menor do que os 0,50% esperado.