Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 Feriado do dia dos presidentes fecha NY hoje.

■ Na quarta tem ata do FED e decisão de juros na China.

■ Na última sexta o dado de vendas no varejo (queda de 0,9% em janeiro) mais fraco que o esperado manteve a chance de ao menos 1 corte de juros este ano.

■ O dólar e as treasuries caíram mas não foi o suficiente para animar os indices, com o S&P fechando em leve queda de 0,01% enquanto Nasdaq andou 0,41%.

🇧🇷 IBC-Br sai às 9:00.

■ Além disso, a temporada de balanços que continua forte, com VALE e BB na 4ªF

■ Na sexta o mercado já tinha iniciado o dia em bom humor, mas a pesquisa do Datafolha mostrando a forte perda de popularidade de Lula deu um gás adicional no período da tarde...

■ A avaliação positiva do governo foi para 24%, menor nível de ótimo e bom dos seus 3 mandatos, e a reprovação saltou de 34% para 41%, com destaque para a queda entre seus principais eleitores, os mais pobres, os menos instruídos e eleitores do Nordeste. Entre quem ganha até 2 salários mínimos a aprovação do presidente caiu de 44% para 29% e no nordeste caiu de 49% para 33%.

■ O governo está nitidamente perdendo essa batalha, com grande dificuldade de atuar em meios digitais e se comunicar com um eleitor diferente do que foi em meados de 2000 durante os primeiros 2 mandatos de Lula.

■ O mercado viu o copo meio cheio, com chances cada vez mais claras de mudança em 2026, mas antes disso uma guinada fiscalmente menos responsável pode ser um problema.

■ Foi provavelmente o primeiro dia que a mudança de governo de fato entrou na precificação dos ativos, levando o dólar para queda de 1,26% (R$5,6962) e o IBOVESPA subiu 2,7% com volume forte de 26.3bi.

■ O próximo passo do governo é pressionar pela aprovação da isenção para quem ganha até 5mil, considerado a bala de prata.

■ Do outro lado, pesquisa da Atlas mostra que 72% dos brasileiros não confiam nas forças armadas, aumentando ainda mais a chance de um candidato de centro/direita.