📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Ontem Trump deu alguns sinais de que os EUA poderiam entrar na guerra contra o Irã, inclusive descolando navios e vários caças para a região.
■ A expectativa é que poderia ajudar Israel em um ataque contra a instalação nuclear Iraniana chamada Fordow, que fica em uma montanha e foi projetada para resistir a bombardeios pesados...Israel precisa dos EUA para conseguir atingir as instalações.
■ Ontem à noite a BBC noticiou que autoridades americanas disseram que as próximas 48 horas serão cruciais para definir se terá uma solução diplomática ou se Trump recorreria a uma ação militar.
■ O Irã ameaça atacar instalações militares dos EUA e colocar minas no estrito se Ormuz caso eles entrem no conflito.
■ Os mercados entraram na defensiva com a notícia e o S&P cedeu 0,70% e Nasdaq 0,91%.
■ Somado ao risco da escalada nas tensões, hoje tem decisão de juros às 15:00, que com tantas incertezas deve ser mantido inalterado e a expectativa fica para o gráfico de pontos e a fala de Powell às 15:30.
■ Destaque para vendas no varejo que recuaram 0,90%, acima dos 0,70% esperado.
🛢️O petróleo subiu 4,4%, mas a expectativa é que o Irã não deve fechar o estreito de Ormuz por 2 motivos: vai impactar sua própria venda de petróleo e também levaria a uma resposta violenta dos EUA.
■ COPOM divulga decisão de juros às 18:30 e dessa vez mercado está bastante indeciso...
■ A maior parte aposta em uma última alta de 0,25%, mas tem bastante gente achando que será manutenção.
■ Independente da decisão, com a inflação (tanto corrente como as expectativas) acima da meta do BC e todos outros fatores que trazem incertezas, o COPOM deve manter o cenário aberto para as próximas decisões, mas com a expectativa de manter o juros inalterado ao menos na próxima reunião.
■ Para adicionar mais fogo na lenha ontem o congresso derrubou vários vetos que podem afetar o orçamento em até 10bi.
■ O sinal foi claro e o governo se vê cada vez com menos apoio.
■ O IBOVESPA conseguiu cair relativamente pouco, dado o cenário negativo, ajudado pela alta do petróleo...o índice cedeu 0,30%.
■ O dólar subiu pouco também, apenas 0,20% (R$5,4968) com expectativa de juros alto ainda por um bom tempo, o que é bom para o carry Trade.