📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 FED decide juros as 15:00, com expectativa de corte de 0,50%.
■ Powel fala às 15:30 sobre a decisão....além da decisão de hoje, será importante acompanhar a projeção do ciclo total de quedas do qual o FOMC pode dar alguma pista.
■ Ontem S&P e Dow Jones atingiram máximas ao longo do dia, ja ensaiando o que pode vir com uma decisao mais dovish do FED.
■ No fim os índices devolveram os ganhos e fecharam próximos do 0 a 0 na espera da decisão de hoje...o S&P subiu 0,03% e Nasdaq subiu 0,20%.
■ O principal dado do dia foi vendas de varejo, que veio com alta de 0,1%, acima dos 0,2% de queda esperado.
💶 CPI da zona do Euro sai às 6:00.
🇧🇷 Fluxo cambial semanal sai às 14:30
■ COPOM deve subir juros em 0,25%, levando a SELIC para 10,75%. A decisao será divulgado as 18:30.
■ O câmbio será uma das variáveis mais importantes para essa e as próximas decisões....Ontem dólar bateu R$5,4882 após queda de 0,41%.
■ Outro fator de risco é a seca que atinge o país e cria um risco de alta para o preço de alimentos.
■ Lógico que sem desconsiderar o fiscal....após Dino autorizar a abertura de crédito extraordinário para combate das queimadas, ontem o governo autorizou a abertura de 514mi.
■ Outro risco que entra no radar é as ações no STF que questionam a reforma da previdência....por enquanto existe maioria, mas o ministro Gilmar Mendes pediu visto. Cálculos da AGU apontam o impacto fiscal de até 130bi caso a união seja impedida de acionar os gatilhos que poderiam reduzir o déficit atuarial do chamado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
■ Ontem o IBOVESPA caiu 0,12%, na espera das decisões de juros hoje e ainda pesando o fiscal...volume ficou baixo em 16.2bi.