📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Na sexta os índices em NY seguiram o rali e voltaram a subir com expectativas de que a inflação está cedendo e os juros podem cair em breve...o S&P subiu 0,70% e Nasdaq 0,78%.
■ Mas após o fechamento dos mercados a Moody's jogou água no Chope...rebaixou a nota de crédito dos EUA de AAA para AA1 dizendo que não acredita em reduções significativas de gastos a partir das propostas fiscais atuais...na análise da agência de risco, o déficit público americano deve bater quase 9% até 2035...
■ A Moody's se junta a S&P que já tinha cortado a nota em 2011 e a Fitch em 2023.
■ O principal reflexo será sentido nos juros (juros longo subindo 2,5% agora cedo, com 10 anos batendo 4,5% e 30 anos 5%) e para o dólar (DXY caindo quase 1% agora cedo e próximo de perder novamente os 100pts).
■ Enquanto isso a comissão de orçamento da Câmara aprovou o projeto de corte de impostos proposto pelo governo de Trump e abre possibilidade de votação nas próximas semanas.
■ Destaque para as expectativas de inflação medido pela universidade de Michigan, que na sexta mostrou o dado subindo de 6,5% em abril para 7,3% em maio e o sentimento do consumidor caindo de 52.2 para 50.8pts...A trégua entre EUA e China deve mostrar melhora no próximo mês.
■ Na China produção industrial de abril divulgado ontem a noite veio com alta de 6,1%, acima dos 5,5% esperado...já o dado de vendas no varejo veio levemente abaixo do esperado (5,1% X 5,5%).
■ Hoje às 22:30 o PBoC deve manter as taxas de juros de 1 e 5 anos inalteradas.
■ Sem trégua, Zelensky acusou a Rússia no domingo, de fazer o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra apenas 2 dias depois da reunião em Istambul para tratar do acordo de paz.
🇧🇷 Boletim focus sai às 8:25.
■ IBC-Br sai às 9:00 com expectativa de recuo de 0,3% em março.
■ No final de semana o Rio Grande do Sul anunciou estado de emergência em saúde animal devido ao alastramento dos casos de gripe aviária...Na última semana, China, UE, Canadá e vários outros países suspendenderam as importações de vários frigoríficos devidos aos casos reportados.
■ Com a preocupação fiscal voltando aos poucos para o foco, governo deve anunciar congelamento de 10bi do orçamento, bem menor que os 40bi estimado pelo mercado para chegar ao prometido déficit 0.
■ No IBOVESPA a forte queda do Banco do Brasil após resultado decepcionante (quase 12%) pesou e o índice fechou em leve queda de 0,11%...já o dólar caiu 0,16% (R$5,6695) apoiado pela alta das commodities.
■ O céu azul para os emergentes (que fizerem o mínimo) se mantém e a queda da nota de crédito dos EUA pode ser mais um fator positivo....mneste domingo reportagem da Bloomberg apontou que os bancos em WallStreet estão convencidos de que os anos perdidos para mercados emergentes ficaram para trás (em partes por acreditarem na desvalorização do dolar).
■ Enquanto isso quase 1.5mi de aposentados já pediram reembolso dos descontos ilegais referente as fraudes do INSS em apenas 4 dias...sem muitas saída, governo se prepara para apoiar a CPI do INSS mas com estratégia clara de ter um aliado na relatoria.