Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 Home Depot divulga balanço antes da abertura.

■ Ontem 2 diretores do FED falaram e deixaram claro que as incertezas acerca das tarifas ainda são grandes e que a queda nos juros vai depender dos próximos dados.

■ Driblando a má noticia do downgrade pela Moody's (que em tese já era esperado) o S&P subiu 0,09% e Nasdaq avançou 0,02%.

■ Ontem o PBoC decidiu cortar o juros de um ano para 3% (mínima histórica) na primeira queda desde outubro...a taxa de 5 anos caiu de 3,6% para 3,5%.

🇧🇷 Haddad prometeu que vai anunciar na próxima quinta "todo quadro fiscal deste ano e a projeção para o ano que vem também" mas não quis antecipar o valor do bloqueio ou contigenciamento do relatório trimestral de receitas e despesas.

■ A conversa tenta ir na linha de acalmar o mercado, com algum sinal de que podem vir cortes...mas o medo é o tal pacote para recuperar a popularidade.

■ Ontem durante um evento do Goldman Sachs, Galípolo disse que "não é simples o BC lidar com as incertezas acerca da política fiscal" e que devido às expectativas desancoradas "faz sentido manter a taxa de juros em patamar restritivo por mais tempo" e que o BC "não está nem perto de discutir a inflexão da política monetária".

■ A fala que deveria ser vista como hawkish teve um efeito contrário, com mercado gostando da posição firme do presidente do BC e puxando a curva de juros para baixo...

■ A aposta de manutenção dos juros em 14,75% já bate 60% de chance...e nem o IBC-Br que veio no teto das expectativas com 0,8% de alta não mudou as apostas de fim de ciclo de alta de juros.

■ No fim, a queda na curva de juros + o downgrade dos EUA foram positivos para o Brasil, que viu o IBOVESPA subir 0,32% batendo nova máxima com volume de 21.3bi

■ Já o dólar caiu 0,25%, com expectativas de que SELIC permanece alto por mais tempo e rotação de fluxo

■ Ontem a secretária de politica econômica elevou a projeção de crescimento do PIB para este ano de 2,3% para 2,4% e o IPCA subiu de 4,9% para 5%.

■ Destaque para a autorização do IBAMA para a Petrobrás avançar no seu plano de estudos de impacto ambiental para a realização de pesquisas na bacia do Foz do Amazonas...ainda não é a licença formal, mas é a penúltima etapa prevista no processo.

■ Já sobre a gripe aviária, o ministério da agricultura soltou nota dizendo que a exportação de produtos avícolas estão suspensos para 16 países + a UE e o BTG calcula que isso pode ter um impacto de US$300mi mensais.