📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 ATA do FOMC sai às 15:00
■ Atenção vai estar voltada para a revisão dos dados do mercado de trabalho divulgado pelo escritório de estatística trabalhistas.
■ Ontem foi noticiado que poderia ter revisão de até 1 milhão de vagas admenos, indicando que a contração no mercado de trabalho teria iniciado bem antes do previsto e alimentando o medo de um hard landing novamente.
■ A diretora Michelle Bowman, considerada uma das mais Hawkish, disse que a queda na inflação pode abrir espaço para um corte de juros nos EUA, mantendo a curva de juros em queda.
■ A fala dela deu uma ajudinha para os índices, que seguraram a queda em 0,20% para o S&P e 0,33% para Nasdaq...sem ela e na expectativa da revisão dos dados do mercado de trabalho o dia tinha tudo para ser bem pior.
🇧🇷 Fluxo cambial semanal sai às 14:30
■ Ontem foi aprovado no senado o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento, na parte de compensações, não houve alteração na proposta, já que o aumento da alíquota de JCP foi retirado do projeto.
■ E o STF fechou um acordo com os 3 poderes de que ao menos parte dos recursos das emendas impositivas deveriam ser utilizados em obras estruturantes.
■ Ontem o discurso do RCN pedindo calma e cautela sobre as expectativas de aumento de juros para esse ano ajudou a tirar um pouco dos excessos da curva de juros.
■ Ajudou no IBOVESPA, que conseguiu driblar o mau humor externo, subindo 0,23%.
■ Mas foi ruim para o dólar, que subiu 1,31%, intensificando o movimento externo, que há vinha pesado com uma forte alta no Iene e da manutenção dos juros na China.
■ No caso da China, a falta de estímulo pesa nas commodities, principalmente petróleo e minério.