📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Auxilio desemprego sai às 9:30.
■ PMI composto sai às 10:45.
■ A noite foi longa nos EUA...parlamentares estão correndo pata negociar e ajustar os últimos pontos do projeto de Trump que corta impostos e aumenta os gastos...
■ Trump sabe que as eleições de meio de mandato em 2026 pode tirar a maioria dos republicanos e dificultar a aprovação do projeto...sem contar que, além de ser uma das principais promessas de campanha, pode ser a bala de prata para evitar a perda de popularidade e segurar o crescimento da economia...isso lembra alguma coisa?
■ Enquanto isso o mercado se preocupa com pode parar a dívida - e o risco fiscal - americano.
■ Ontem Scott Bessent disse que a economia Americana irá crescer 3% esse ano (bem acima das previsões que ficam entre 1.5 a 1.8%) e que isso seria o suficiente para compensar o custo do projeto...
■ Sem saída, os índices em NY entraram em correção, com o S&P cedendo 1,61% e Nasdaq 1,41%.
■ As treasuries voltaram a subir forte, com a note de 10 anos voltando a negociar acima de 4,5%...além do risco fiscal americano pesa a alta nos juros dos títulos japoneses.
■ O DXY voltou a negociar abaixo dos 100pts (99,559) após queda de 0,55%.
🌏 Índices de PMI da Alemanha, Reino Unido e Zona do Euro saem ao longo da manhã.
🛢️ OPEP pode aumentar novamente a produção em 411mil bpd, conforme noticiado pela Bloomberg.
🇯🇵 No Japão o PMI composto caiu para 49,8pts em maio e o industrial para 48.9pts, ambos na zona de contração...já o de serviços caiu de 52.4 para 50.8pts.
🇧🇷 Relatório bimestral de receitas e despesas sai às 14:30, com falas de Haddad e Tabet às 15h.
■ Mercado espera que ocorra congelamento de 10bi e trabalha com cenário de déficit primário de 0,26%...isso sem contar a enxurrada que vem das políticas parafiscais e o que fica fora do teto (como precatórios).
■ Ontem Lula assinou a MP do setor elétrico isentando até 60mi de consumidores com cobrança adicional para empresas e classe média para cobrir os gastos da medida.
■ O jabuti da isenção foi colocado no projeto que estava em negociação a muito tempo, prevendo abertura total do mercado livre de energia a partir de 2028.
■ Enquanto isso, Haddad garante que o orçamento de 2026 ainda não começou a ser discutido e que não houve "até o momento " demanda do ministério de desenvolvimento social para aumento do bolsa família.
■ Dificilmente o risco fiscal não vai pesar no segundo semestre novamente, e somado ao risco dos EUA ontem o IBOVESPA fechou em queda de 1,59% com volume de 22.7bi.
■ O dólar cedeu 0,48% para R$5,6422, acompanhando o movimento no exterior que se sobressaiu as dúvidas acerca do fiscal local.