📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Destaque da semana fica para a divulgação do PIB americano na 5ªF, PCE de janeiro na 6ªF além do resultado da Nvidia.
■ Na sexta o dia iniciou com um PMI abaixo do esperado e dados medidos pela universidade de Michigam apontando expectativa de inflação em alta pelos consumidores, e à tarde os relatos de que foi identificado um novo coronavírus com potencial pandêmico na China levou os mercados para uma forte correção, com o S&P caindo 1,71% enquanto Nasdaq caiu 2.2%.
🇺🇦 Enquanto Trump decide sobre o futuro da Ucrânia (e o espólio da guerra), Zelensky marcou para hoje uma reunião com mais de 30 países para tentar apoio na guerra...na sexta Trump disse que não acha importante que Zelensky participe das negociações de paz.
■ No sábado Kiev disse que a Rússia fez o maior ataque de drones desde o começo da guerra.
🇩🇪 Na Alemanha a aliança conservadora foi vencedora da eleição deste domingo com 30% dos votos enquanto o partido de extrema direita ficou em 2° lugar com aproximadamente 20% dos votos...a avaliação é que a Alemanha sai da eleição bastante fragmentada e a aliança consevadora precisa construir uma coalisão para o país voltar a ser líder e locomotiva do crescimento da UE.
🇧🇷 Destaque para IPCA-15 (3ªF) de fevereiro, IGPM (5ªF) e CAGED (4ª) , além de resultados da Petrobrás e Ambev, ambos na quarta-feira.
■ Boletim focus saiu às 8:25.
■ Depois da bagunça criada com relação ao plano Safra, com tesouro suspendendo novos financiamentos subsidiados por pressão no orçamento e da alta da SELIC, na sexta à tarde foi noticiado que Haddad deve editar uma MP que abre crédito extraordinário de 4bi para atender o crédito rural.
■ Haddad tentou explicar que na prática o crédito extraordinário funcionará como um adiantamento até a aprovação do orçamento, mas não foi o suficiente e os ruídos levaram o dólar para alta de 0,46%.
■ Tudo isso mais o mercado pesado lá fora levou o IBOVESPA para queda de 0,37%, que até que foi tranquilo, dado o cenário.
■ O que pode ter ajudado foram as falas do diretor do BC, Nilton David, que disse achar inadequada uma elevação preventiva da SELIC, e que acha que a política monetária já está apertada, o que demanda paciência para esperar seus efeitos defasados...a fala foi considerada “dovish”.