📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Resultado de pedidos de auxĂlio desemprego sai Ă s 9:30
■Alphabet divulga balanço após o fechamento do mercado.
â– Ontem os Ăndices em NY chegaram a bater quase 3% de alta, mas a falta de mais detalhes e as falas de Trump dizendo que depende da China para ceder nas tarifas nĂŁo ajudaram...
■No fim o dia ainda foi positivo, mas o S&P se afastou bem das máximas para fechar em alta de 1,66% enquanto Nasdaq subiu 2,5%.
â– Trump vem agindo com muita similaridade a polĂticos brasileiros, com barulhos desnecessários e trazendo imprevisibilidade aos mercados, e mesmo os objetivos dele de levar fábricas novamente para os EUA estĂŁo em risco com tantas incertezas.
â– De acordo com Wall street journal, as tarifas para a China devem cair para 50%-65%, sendo que itens nĂŁo considerados crĂticos podem ser de atĂ© 35%...já para itens considerados crĂticos ou que tragam risco Ă segurança nacional as taxas devem permanecer acima de 100%.
■As mudanças são devido ao apelo do setor de varejo, que diz que a interrupção nas cadeias de suprimentos e o aumento dos preços podem deixar prateleiras vazias em poucas semanas.
■Mas o problema dos EUA é que pesquisas apontam que o governo Chinês tem apoio em massa de sua população, e isso pode afastar a China da mesa de negociação por muito mais tempo.
■Enquanto isso aumenta a percepção de que Trump vem exagerando ao usar decretos e contornar a necessidade de aprovação do legislativo.
🇧🇷 VALE divulga balanço após fechamento do mercado.
â– Acompanhando o movimento externo, o IBOVESPA que chegou a bater quase 2% de alta devolveu parte dos ganhos no final da tarde e fechou em alta de 1,19%.
â– O dĂłlar cedeu 0,16% cotado a R$5,7184.
â– O diretor do BC Nilton David participou de um seminário do JP Morgan em Washington e disse que a fase de maior aperto da polĂtica monetária já passou…o mercado entendeu o recado e aumentou a especulação de que o ciclo de alta pode já estar no final (ou muito prĂłximo disso) alĂ©m da possibilidade de queda no juros ainda esse ano.
■E o cenário ajuda...A queda do Petróleo, do dólar e a esperada desaceleração da atividade local pode ajudar no controle da inflação.
■Esse cenário levou a curva de juros para queda superior a 1% em todas vértices.