Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇮🇷 Ontem o Irã decidiu fazer uma resposta "protocolar" contra os ataques dos EUA...basicamente foi mandado mísseis para a base dos EUA no Catar, mas antes o Irã avisou, com todos os mísseis sendo interceptados e não atingindo nenhum alvo...só isso já tinha sido um sinal de que o Irã não queria esticar a corda.

■ Trump logo em seguida postou falando sobre os ataques e logo depois disse que Israel e Irã aceitaram um cessar-fogo completo.

🇮🇱 Agora cedo Israel acusou o Irã de quebrar o acordo de cessar-fogo após disparar 2 mísseis, o Irã nega mas Israel já anunciou que fará ataques contra Teerã, mas Trump já disse que Israel não irá atacar o Irã.

🛢️O petróleo derreteu mais de 10% com o anúncio de um possível fim da guerra.

🇺🇸 Os índices futuros em NY sobem perto de 1% agora cedo e ontem o S&P puxou alta de 0,96% e Nasdaq 0,94% já antecipando um possível fim do conflito que foi confirmado logo depois.

■ O fim do conflito também pode ajudar Powell com um discurso um pouco mais leve no testemunho sobre a política monetária na Câmara hoje, mas mesmo assim não deve mudar muito as expectativas de 2 cortes de juros para o final do ano.

🇧🇷 Ata do COPOM saiu há pouco mantendo a postura hawkish e dependente de dados para iniciar o ciclo de queda nos juros...aqui a guerra continua sendo contra as expectativas, mas o cessar-fogo e a queda do Petróleo pode dar uma ajuda extra.

■ Ontem Dario Durigan (secretário executivo da fazenda) disse que será enviado ao Congresso um projeto pata reduzir os benefícios fiscais em 10%...não deu mais detalhes e é um assunto difícil de passar nesse momento.

■ Diferente do movimento no exterior o IBOVESPA acabou fechando em queda de 0,41% e volume de 20.4bi, puxado principalmente pela queda da Petrobrás.

■ O dólar cedeu 0,39% cotado a R$5,5032 acompanhando movimento no exterior.