Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 Nvidia divulga resultado após fechamento do mercado.

■ Ontem a forte queda no índice de confiança ao consumidor (saindo de 105.3 pts em janeiro para 98.3pts em fevereiro) somado ao Trump lembrando todos que ainda deve aplicar tarifas sobre Canadá e México levou os investidores para o modo cautela...

■ Ainda na expectativa do que vem do balanço da Nvidia, a empresa cedeu 2,8% e carregou junto Nasdaq, que caiu 1,35%…já o S&P fechou em queda de 0,47%.

■ Destaque para a Tesla que viu as vendas de veículos em janeiro na Europa cair 45%, em partes devido ao boicote de consumidores contra a empresa por conta das polêmicas políticas de Elon Musk.

🇺🇦 🛢️ Enquanto isso a Ucrânia anunciou que chegou a um acordo nas negociações com Washington dizendo que Trump abriu mão do direito a 500bi em receitas potenciais da exploração de minerais no país...a aproximação de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia fez o petróleo cair 2,43% no menor nível desde dezembro.

🇧🇷 Ambev, Klabin e Weg divulgam resultado antes da abertura e Petrobras após o fechamento.

■ CAGED sai às 10:30...até alguns dias atrás a expectativa era de abertura de 50mil vagas, mas o ministro do Trabalho vem falando que vai surpreender com abertura de mais de 100mil vagas.

■ Ontem a pasta confirmou que deve liberar 12bi do FGTS à economia.

■ Para compensar as medidas populistas o mercado se apegou na pesquisa de opinião CNT/MDA divulgada ontem, mostrando que a reprovação pessoal de Lula chegou a 55% confirmando as pesquisas anteriores da forte perda de popularidade entre os mais pobres e no Nordeste.

■ Agora cedo outra pesquisa, dessa vez da Quaest/Genial, mostrou também forte queda na do governo, com reprovação também acima de 50%.

■ E o governo deve deixar de governar para tentar melhorar esses números, com medidas de curto prazo e pensando exclusivamente na eleição de 2026...por enquanto os mercados vêm relevando, inclusive com dólar comportado, o que dá ainda mais tranquilidade para medidas pouco ortodoxas...na segunda o anúncio do pagamento adicional para o Pé de meia e a gratuidade para todos medicamentos do farmácia popular sem previsão no orçamento já deixou claro qual lado o governo escolheu.

■ Já a MP do FGTS preocupa por aumentar a pressão de consumo em um momento que o BC sobe o juros para controlar a inflação...além disso tem o projeto de crédito consignado privado e proposta de isenção de IR para quem ganha até 5mil.

■ O dólar fechou de lado, em queda de 0,03% e cotado a R$5,7542 enquanto o IBOVESPA segurou bem com o IPCA15 menor que o esperado e as pesquisas de popularidade do governo, subindo.

■ O IPCA-15 de fevereiro veio com alta de 1,23%, enquanto mercado esperava 1,37% de alta.

■ Ontem também houveram boatos de que foi discutido em uma reunião para baixar preço dos alimentos temas como limite para as exportações e redução de tarifas de importações...o boato é que o ministro da agricultura disse que entregaria o cargo se as propostas seguissem em frente....Fazenda e MDIC também teriam ido contra as propostas e a definição das medidas ficou para depois do Carnaval.