📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Leitura final do PIB/1Tri e pedidos de auxĂlio desemprego saem Ă s 11:00
■Secretário de Defesa fará uma entrevista às 9:00 para esclarecer sobre os danos causados pelos ataques americanos as instalações nucleares do Irã.
â– Ontem o WSJ noticiou que Trump estuda antecipar a escolha de um novo presidente do FED para setembro/outubro como forma de tentar influenciar nas expectativas.
â– Com discurso bem similar ao governo brasileiro, Trump vem pressionando publicamente Powell pelo corte de juros.
■Pesou também a fala de Trump de que a guerra "acabou por enquanto" e que os ataques podem "recomeçar muito em breve".
■Mesmo assim as bolsas em NY ficaram perto da estabilidade, com o S&P estável e Nasdaq subindo 0,31% puxado por Nvidia que voltou para a máxima histórica.
🇧🇷 IPCA-15 sai às 9:00.
■Arrecadação de maio sai às 10:30.
â– Tesouro divulga contas do governo central Ă s 14:30.
â– Ontem o governo sofreu uma derrota histĂłrica...a Ăşltima vez que o congresso derrubou um decreto foi em 1992.
■A história começa com o governo acusando os congressistas de aumentar a conta de luz após a derrubada dos vetos de Lula, os parlamentares que já não estavam satisfeitos aceleraram a votação da derrubada do decreto do IOF, que estava previsto para daqui 2 semanas, mas Hugo Motta pautou ontem e em seguida foi votado pelo Senado.
■Foram 383 votos favoráveis contra 98 contra.
■O mercado tem duas formas de avaliar o cenário: de um lado o governo deve conviver com cada vez mais dificuldade no relacionamento com o congresso mas do outro esta cada vez mais claro o desembarque do centrão apostando em uma candidatura de centro/direita para 2026.
â– Os parlamentares pedem ao governo corte de gastos em vez de aumento do impostos, mas a incoerĂŞncia Ă© que cobram as emendas e ontem ainda aprovaram a proposta de aumento de deputados de 513 para 531.
■Outro tema que o governo pode ver atrasar é a isenção de IR para quem ganha até 5mil...ontem a Câmara aprovou a isenção para quem ganha até 2 salários, mas o texto foi bem diferente da proposta inicial
â– O mercado sentiu o efeito do risco fiscal e o dĂłlar subiu 0,66% cotado a R$5,5551.
■O IBOVESPA também sofreu com o cenário local e caiu 1,02% mas o volume ficou em apenas 18.8bi.