📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 A indicação de Scott Benssent foi bem vista em Wall Street...Embora apoie os cortes de impostos de Trump, mercado acredita que ele vai deixar de se preocupar com o fiscal, além disso as notícias de cessar fogo no Oriente Médio deram um impulso adicional e o S&P fechou em alta de 0,30% e Nasdaq 0,27%...Destaque para o Dow Jones que subiu 0,99% e bateu máxima histórica.
■ Ontem enfim começou o governo Trump... a noite ele divulgou que vai colocar imposto de 25% para importações do México e do Canadá logo que assumir, além de aumentar em 10% as tarifas para produtos da China.
■ As políticas de protecionismo tendem a manter o dólar elevado contra as demais moedas.
🛢️🇮🇱A tarde notícias sobre um portável cessar fogo de 60 dias entre Israel e Hezbollah levou o petróleo a fechar em queda de 2,87%.
🇧🇷 IPCA15 sai às 9:00
■ O que pode salvar o câmbio é o pacote fiscal, mas ontem Tebet disse que dificilmente será divulgado hoje, mas sai essa semana sem falta.
■ Ontem Haddad saiu da reunião entre Lula e os ministros afetados confirmando que o presidente já bateu o martelo e agora só falta apresentar a proposta para o congresso.
■ As mudanças no BPC, abono salarial e o salário mínimo já estão no preço dos ativos, e ficou claro que precisa de mais para ter efeito nos ativos....a torcida é para que venha mudanças no piso da educação e saúde e também desindexacão da previdência ao salário mínimo, algo muito improvável.
■ O boletim focus divulgado ontem mostra que o mercado não confia na proposta do governo...As expectativas de inflação continuaram se deteriorando, com IPCA para 2025 indo de 4,10% para 4,12% e de 2026 de 3,65% para 3,7%....sem contar que agora as apostas estão em alta de 0,75% dos juros na próxima reunião do COPOM.
■ Na espera do pacote, o IBOVESPA seguiu de lado, com queda de 0,07%, mas volume melhorou e bateu 27.8bi.
■ O Dólar caiu 0,15%, cotado a R$5,8055.