📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Feriado do Ano Novo Lunar na China mantém os mercados locais fechados por toda semana.
■ Nessa madrugada o PMI Composto na China veio com queda de 52,2pts para 50.2pts enquanto o Industrial caiu de 50,1pts para 49,1pts...já o de serviços caiu de 52pts pata 50.3pts.
■ Nos EUA a semana conta com resultados da Apple, Meta, Microsoft e Tesla, além dos dados de PCE (6ªF) e PIB/4Tri (5ªF) e decisão de juro.
■ Durante o final de semana vários aviões partiram dos EUA com imigrantes ilegais, entre eles um avião militar com destino à Colômbia não foi autorizado a pousar e criou uma crise diplomática que desencadeou em Trump punindo o país com 25% de tarifas, e com o país latino retribuindo da mesma forma...o México também desautorizou o pouco de um avião militar, mas ainda não recebeu resposta de Trump.
■ Mas os mercados devem mesmo ficar ansiosos para as tarifas prometidas a partir do início de fevereiro.
■ As dúvidas sobre o quão caros estão os índices em NY e um potencial concorrente do ChatGPT que vem lá da China levaram os índices em NY para uma leve correção...S&P caiu 0,29% e Nadaq cedeu 0,50%.
■ Destaque para os dados de PMI e a pesquisa de sentimento ao consumidor, ambos piores do que o esperado, mas ainda em patamar apontando em aceleração do economia.
🇧🇷 Aqui o mercado vai acompanhar de perto a primeira decisão do COPOM com Galipolo no comando (4ªF)...também tem Caged e IGMP na 5ªF e PNAD na 6ªF.
■ No final de semana Lula gravou um vídeo prometendo baixar o preço dos alimentos....culpou todo mundo (dólar, condições climáticas, aumento da demanada) menos o próprio governo.
■ Entre as propostas que foram ventiladas, a mais provável é a queda no imposto de importação de algumas commodities agrícolas, com impacto pequeno na arrecadação mas que envia uma sinalização ruim acerca do fiscal.
■ Na sexta o IPCA 15 mostrou alta de 0,11% em janeiro, acima das expectativas, com destaque para alta de 1,06% para alimentos...
■ A inflacão acima do esperado e o dia de correção em NY interrompeu a sequência de altas do IBOVESPA que fechou em leve queda de 0,03% com volume de 14.6bi.
■ O dolar fechou em queda de 0,12%, cotado a R$5,9186.