Listen

Description

📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️

🇺🇸 Mercados em NY de volta após feriado de Memorial Day e devem manter a animação após Trump adiar a imposição de tarifas de 50% contra produtos europeus.

■ Já o DXY caiu novamente e agora está em 98,995pts, na maior mínima desde 2021.

🇨🇳 Na China, lucro industrial subiu 3% em abril, acima das expectativas e mostrando resiliência apesar das tensões comerciais.

🇧🇷 IPCA 15 de maio sai ás 9:00 e deve vir com alta de 0,44%...dado pode enterrar de vez qualquer chance de nova alta na SELIC (atualmente probabilidade de manutenção na próxima reunião ja está em 60%)

■ Ontem o presidente da Câmara Hugo Motta fez uma postagem no X criticando o aumento das tarifas de IOF dizendo que "quem gasta mais do que arrecada, não é vítima, é autor"...

■ É mais um sinal de que o centrão vem escorregando nos dedos do governo, assim como a oposição está tendo muito material criado pelo próprio governo...já até pediu a convocação de Haddad para explicar o aumento do IOF.

■ Ontem o ministro disse que tem até o final de semana para decidir como vai compensar os 2bi que vão faltar após voltar atrás na cobrança para fundos e remessas...aumentar impostos vai ser mais difícil agora, então o mais provável é o congelamento de despesas.

■ Com liquidez muito baixa (apenas 10,7bi) devido ao feriado o mercado local ainda conseguiu arrancar uma leve alta de 0,23%, enquanto o dólar subiu 0,51%.

■ O investidor local, principalmente os institucionais estão bastante "machucados" depois dos últimos anos e além do forte fluxo de resgate de investidores de fundos, os fundos estão com uma alocação muito baixa na bolsa, e sem o gringo para movimentar, o fluxo seca...

■ Ponto positivo...o BC informou que as transações correntes ficaram deficitárias em 1.3bi, enquanto mercado esperava 2bi...esse é um dado que vem tomando relevância recentemente pelo risco do aumento da dívida externa e desvalorização do real.