📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 Segunda leitura do PIB do 3° tri sai às 10:30 deve mostrar desaceleração para 2,8% anualizado.
■ PCE de outubro sai às 12:00 com expectativa de alta de 0,2% em outubro e 2,3% na comparação anual....enquanto o núcleo deve ficar em 0,3% em outubro e 2,8% anualizado.
■ Na CME às expectativas estão em 60% de corte de 0,25% e 40% em manutenção na próxima reunião do FOMC.
■ Em novas máximas, os índices em NY decidiram olhar o copo meio cheio 1 dia depois de Trump citar aumento de tarifas de importação para México, Canadá e China...as ameaças estão sendo vistas como uma tática de negociação e não uma medida de fato.
■ O S&P subiu 0,57% e Nasdaq 0,63%.
🇨🇳 Na China, dado de lucro das indústrias mostrou queda de 10% em outubro X outubro/2023 e no ano cai 4,3%. A queda foi menor que o esperado.
🇮🇱 🇱🇧Ontem foi confirmado que Israel e Libano aceitaram uma trégua na guerra contra o Hezbolah....resta ver até quando dura.
🇧🇷 CAGED sai às 14:30 com expectativa de criação de 200mil vagas de trabalho.
■ Fluxo cambial sai às 14:30.
■ Haddad se reúne com Arthur Lira e líderes da Câmara para apresentar a proposta do pacote fiscal e apenas amanhã, depois de apresentar para o Pacheco e os líderes do Senado que será divulgado oficialmente...
■ Mas com a apresentação para a Câmara é muito provável que vazem os detalhes da proposta, isso se tiver alguma novidade adicional ao que já está sendo especulado.
■ Até o momento a leitura do mercado é que o governo vai empurrar com a barriga o problema fiscal para 2025, e ou ele terá que rever isso ou a bomba fica no colo do próximo presidente....assim não se desgasta tanto (e como sempre o foco fica na reeleição mesmo).
■ Sendo isso, o pacote não deve ter um impacto relevante, já que não resolve o problema de falta de credibilidade do atual governo, e mercado local deve continuar olhando para o externo.
■ Ontem o IPCA-15 veio perto do teto das estimativas, com alta de 0,62%.
■ Com esse dado o dia tinha tudo para ser ruim, mas não foi...o fato é que o mercado já colocar um cenário bem pessimista e com os dados atuais já estaria bem precificado...
■ O dólar se manteve praticamente de lado, com alta de 0,04% e o IBOVESPA subiu 0,69%, com volume de 21.5bi.
■ Destaque para a entrada de 1.3bi de estrangeiros na bolsa no dia 22/11.