📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 PCE sai Ă s 10:30 com expectativa de alta de 0,3% para o Ăndice cheio.
â– ISM/Chicago sai Ă s 11:45
■Ontem a 2° leitura do PIB do 4/tri veio em linha com as estimativas (+2,3%) e o PCE também não trouxe novidades, o que está pegando é o risco da escalada da guerra comercial.
■Trump voltou a falar que vai implementar as tarifas de 25% contra México e Canadá a partir do dia 04/03, em plena 3°F de Carnaval no Brasil...também dobrou as tarifas de produtos importados da China em mais 10%, acusando a China de não fazer nenhuma proposta para conter a entrada de fentanil nos EUA.
■Canadá e Europa já disseram que vão retaliar, China provavelmente deve anunciar algo até o final da semana.
â– As bolsas em NY pesaram com as notĂcias e S&P afundou 2,78%, com Nvidia caindo 8,48% no dia apĂłs o resultado enquanto o S&P cedeu 1,59%.
🇺🇦 Está marcada para hoje uma visita de Zelensky a Whasington para decidir o rumo da Ucrânia..ontem diplomatas russos e americanos se reuniram em Istambul para discutir a normalização das relações de suas respectivas embaixadas.
🇨🇳 Na China será divulgado PMI Industrial e de Serviços de fevereiro as 22:30.
🇧🇷 Ontem o grande vilĂŁo do IBOVESPA foi a Petrobras, com as ações preferenciais caindo 3,53% e as ordinárias 5,56% apĂłs o prejuĂzo de quase 17 bilhões e com dividendos abaixo do esperado...ainda foi melhor do que o esperado, dado que chegou a cair quase 9% no pregĂŁo.
â– Somado ao mau humor externo com as investidas protecionistas de Trump + os rumores de medidas heterodoxas do governo para recuperar a popularidade, o dĂłlar acabou fechando em alta de 0,43% cotado a R$5,8287.
■Já o IBOVESPA conseguiu segurar e fechou estável em alta de 0,02% e volume de 28.7bi.
■Noticia veiculada ontem aponta que o governo cogita reduzir imposto de importação sobre milho, trigo, óleo de soja e etanol para ajudar na queda do preços dos alimentos.