📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 PCE de fevereiro sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,3% tanto para o índice cheio quanto para o núcleo.
■ Confiança do consumidor medido pela universidade de Michigan sai às 11:00.
■ Ontem líderes ao redor do globo criticaram duramente as tarifas de Trump e disseram que devem esperar o dia 02 para decidir sobre as retaliações.
■ Algumas análises já apontam que embora a produção de automóveis nos EUA tenha um aumento, ainda assim não será suficiente para substituir as importações e os efeitos inflacionários ameaçam compensar quaisquer aspectos positivos à economia.
■ A grande questão que fica é: Trump está jogando? É uma pressão para adiantar as negociações antes do dia 02? Até onde estaria disposto a levar a briga, ainda mais com o mundo se unindo contra os EUA?
■ Com essa bagunça os índices em NY foram para mais um dia de queda, com Nasdaq cedendo 0,53% e o S&P 0,33%.
■ Destaque para o PIB do 4° tri que subiu 2,4%, acima dos 2,3% esperado...mas o mercado não levou em consideração avaliando que este momento é de olhar no retrovisor.
🇧🇷 IGPM de março sai às 8:00 com expectativa de deflação de 0,18% devido a queda de commodities como petróleo, gás e minério de ferro.
■ CAGED sai às 9:00
■ Relatório da dívida pública de fevereiro sai às 14:30.
■ Ontem o IPCA-15 de março veio um pouco abaixo das expectativas (0,64% X 0,68%) e mostrando recuo no núcleo.
■ Somado ao índice, o relatório de politica monetária sinalizou uma perspectiva de desaceleramento da atividade, com o hiato do produto recuando de 0,6% no 1Tri para -0,8% no 3Tri, ajudando na queda da curva de juros, embora ainda assim muitos acreditem que o impacto das medidas do governo ainda serão sentidas....o próprio Galipolo disse que o modelo do BC não considerou a faixa ampliada de isenção de IR ou o crédito consignado privado.
■ A curva chegou a ter queda de mais de 1%, mas à tarde rumores de que o CAGED de hoje deve mostrar criação de 400mil postos de trabalho com carteira assinada assustou e puxou toda a curva de juros...mercado está esperando 225mil vagas.
■ O IBOVESPA até conseguiu romper os 133mil pontos após alta de 0,47% puxado pelo fluxo gringo, mas também difícil de acreditar que "dessa vez vai" com tanto risco no curto prazo...o volume de 20.8bi indica que o apetite não está tão grande, mas a baixa alocação em bolsa de investidores local joga a favor de mais altas, a questão é que falta um gatilho para isso acontecer.
■ No país da piada pronta, após o governo conseguir aumentar os assentos no Conselho da Eletrobrás, decidiu indicar Guido Mantega, Nelson Hubner e Silas Romeu.