📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Nvidia divulgou números acima do esperado e papel subiu quase 5% no after em NY...a receita bateu 44.06bi (esperado 43.3) e o lucro por ação US$0,96 (esperado 0,93)...
â– E para dar uma ajuda adicional no pregĂŁo de hoje, ontem Ă noite o tribunal comercial bloqueou todas as tarifas de Trump, puxando os Ăndices futuros...agora cedo o S&P futuro subiu 1,3%.
■Trump deve recorrer e a o mais provável é que a decisão seja derrubada, mas não deixa de ser um revés de quem acusa Trump de governar por decretos.
■Em pouco tempo Trump já é o presidente com maior número de decretos da história dos EUA (isso considerando apenas o segundo mandato).
â– Enquanto isso, Musk se despediu do Governo Trump e volta a focar nas suas empresas.
â– Lá em NY os Ăndices tiveram um dia de correção ontem, com S&P caindo 0,58% e Nasdaq 0,51%...o DXY voltou a encostar perto dos 100pts (99,875) e a notĂcia de ontem a noite deve ajudar na valorização do dĂłlar.
🇧🇷 IGPM sai às 8:00.
â– PNAD sai Ă s 9:00
■À tarde (14:30) serão divulgadas as contas do governo.
■Mercado deve ficar de olho nas discussões acerca dos projetos para tentar derrubar as medidas do IOF.
■Haddad esteve com Hugo Motta e Alcolumbre ontem para evitar esse cenário, que vem ganhando força com apoio de vários segmentos da sociedade...os projetos já se acumulam na mesa do presidente da Câmara, já são mais de 20, inclusive de aliados do governo.
■Haddad não cansa de dizer que não tem alternativa, mas os parlamentares cobram alternativas fiscais de médio/longo prazo.
■Já para compensar a perda da receita da recuada do governo sobre a cobrança de IOF para remessa e fundos, o governo pretende resgatar de 2 fundos de garantia de operações e de crédito educativo.
■Já Lula continua focado em medidas populistas que possam ajudar na eleição de 2026...ontem falou sobre os programas do Vale Gás, financiamento de motocicletas para entregadores de aplicativos, programa mais especialistas e ampliação da tarifa social.
■Ontem a percepção de que o governo vai ligar o modo "eleição " nesse segundo semestre pesou para o mercado local...
■Rolou até boatos de que Lula está sendo pressionado para trocar o Haddad pelo Mercadante.
â– O IBOVESPA fechou em queda de 0,47% com volume de 20bi.
■Já o dólar subiu 0,88%, cotado a R$5,6952, pressionado também pela alta em escala global.
■Destaque para o CAGED que surpreendeu com criação de 257mil vagas de trabalho em maio, bem acima dos 175mil esperado.