📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Feriado de 4 de julho fecha os mercados nos EUA mais cedo na quinta e o dia todo na sexta.
■ Semana conta com divulgação do Payroll (5ªF), ADP (4ªF) e Jolts (3ªF).
■ PMI de Chicago sai às 10:45.
■ Mercado pode entrar em ritmo de espera do que vai sair em relação o fim da pausa nas tarifas...Trump cada hora fala uma coisa, e na sexta disse que os países que não entrarem em acordo irão pagar 25%...até o momento ao menos não cravou que dia 9 será de fato o deadline.
■ Na sexta encerrou as negociações com o Canadá após acusá-los de cobrar tarifas de até 400% de produtores rurais dos EUA...
■ Outro tema que vai deixar os mercados na defensiva é o "BIG BEAUTIFUL BILL"...o grande lindo projeto de lei nomeado por Trump vem causando discórdia inclusive dentro do partido dos republicanos.
■ No final de semana mexeram nos cortes do Medicaid que compensariam parcialmente as perdas de receitas de cortes de impostos.
■ Sem guerra e com acordo comercial com China, por enquanto NY opera em ritmo de festa...na sexta o S&P subiu 0,52% e Nasdaq 0,52%, ambos nas máximas históricas.
■ Para hoje a boa noticia foi o teste de estresse do FED que indicou que os bancos americanos estão muito bem preparados para um cenário hipotético de recessão e devem ajudar os índices em NY atingirem novas máximas.
■ Destaque para o PCE divulgado na sexta que veio acima do esperado e ajuda o argumento do FED de esperar os efeitos das tarifas.
🇨🇳 Na China PMI industrial mostrou avanço para 49,7pts em junho de 49,5pts em maio...já o de serviços caiu de 50,2 para 50,1pts.
🛢️OPEP+ anunciou que deve fazer um novo aumento de produção de 411mil bpd.
■ Caged sai às 14:30 com expectativa de criação de 172mil vagas com carteira assinada.
■ Foco continua sendo a crise entre executivo e legislativo, e com a possível judicializacão da derrubada do decreto do IOF o STF deve entrar em campo e embolar ainda mais a situação.
■ Nos bastidores Lula estaria indignado com a usurpação de poderes dado que a alteração do IOF é de competência do executivo...já o legislativo diz que é um imposto regulatório e não poderia ser usado com intuito arrecadatório.
■ O presidente pediu a AGU uma avaliação sobre a constitucionalidade da derrubada do decreto e se tiver parecer favorável o STF será acionado...mas antes disso o PSOL já engrossou com ação no STF contra derrubada do aumento do IOF, sendo que Gilmar Mendes foi sorteado relator e pediu a transferência para Alexandre de Moraes que relatou o processo movido pelo PL sobre a derrubada do decreto.
■ Haddad em entrevista a Globonews na sexta disse que não tem intenção de mudar a meta fiscal...a narrativa do governo permanece sendo que estão cobrando do "andar de cima".
■ A bagunça de Brasília somada à melhora no mercado americano vêm tirando um pouco o apetite do gringo no curtíssimo prazo, mas mesmo assim dólar continua para baixo...na sexta caiu 0,29% cotado a R$5,4829.
■ Já o IBOV fechou em queda de 0,18% com volume muito baixo de 16.5bi, evidenciando que o gringo tirou o pé.