📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Semana conta com relatório Jolts, PMI/S&P global e PMI ISM na 3ªF e ISM/Serviços na 5ªF.
■ Mas o foco da semana serão as tarifas de Trump, que serão divulgadas dia 02 (quarta-feira)...muita gente aposta que as políticas tarifárias serão menos duras do que o esperado, e Trump vinha dizendo mesmo que seria mais "gentil" do que suas promessas iniciais, mas após a divulgação das tarifas de 25% para importações de automóveis e notícias de que o presidente americano vem pressionando sua equipe a ser mais agressiva, aumentou de forma significativa os riscos de uma escalada mais ampla da guerra comercial.
■ Além do risco da guerra comercial, na sexta pesou o dado do PCE e a pesquisa da universidade de Michigan (mostrando piora no sentimento do consumidor e a pior percepção da inflação em 32 anos de pesquisa).
■ Os dados aprofundaram a queda em NY e o S&P fechou caindo 1,97% enquanto Nasdaq cedeu 2,7%.
Ontem uma pesquisa mostrou que os americanos estão preocupados com a inflação (com 72% esperando alta de preços no curto prazo devido às tarifas de Trump) e com 60% se dizendo insatisfeitos com a economia dos EUA.
■ A conversa que volta aos holofotes é sobre o risco de estagflação na economia americana.
🇨🇳 Na China PMI industrial subiu a 50,5pts em março, acima dos 50,3pts previsto.
🇧🇷 Boletim focus sai às 8:25.
■ Destaque para produção industrial industrial na 4ªF e balança comercial na 6ªF.
■ Além do cenário pesado no exterior, na sexta pesou também o CAGED que mostrou criação de 432mil vagas formais, muito acima do esperado e pressionando ainda mais a curva de juros....a PNA Continua mostrou que a taxa de desemprego permanece em 6,8%.
■ O dólar subiu 0,15%, cotado a R$5,7618...o real até que foi bem, principalmente dado a expectativa de juros alto por mais tempo.
■ Já o IBOVESPA cedeu 0,94% com volume de 18.2bi.
■ Na sexta foi anunciado que o BRB vai comprar 58% do Banco Master em uma operação vista com certa "estranheza" pelo mercado, principalmente pelo BRB ser um banco estatal e dado as notícias recentes dos problemas enfrentados pelo banco Master.