📰 *Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️*
🇺🇸 PCE sai às 9:30 com expectativa de alta de 0,2%.
■ PMI medido pelo ISM/Chicago sai às 11:45.
■ Após o fechamento de mercado serão divulgados os balanços da Apple, Amazon e Intel.
■ Ontem Meta e Microsoft divulgaram resultados positivos, mesmo assim as ações caíram no after com um guidance abaixo das expectativas.
■ Ontem a 1° leitura do PIB do 3° tri dos EUA ficou em 2,8%, abaixo dos 3% esperado, mas mesmo assim considerado forte pelo mercado. E o ADP mostrou criação de 233 mil vagas de trabalho no setor privado, bem acima dos 108 mil esperado.
■ Os dados muito fortes não são tão bons já que ressuscitam o medo da inflação e juros altos por mais tempo, com isso os índices em NY tiveram um dia de correção, com Nasdaq caindo 0,56% e S&P 0,33%.
💶 Na zona do euro, o PIB cresceu 0,4% no 3° tri, o dobro do esperado.
🇯🇵 No Japão, o BoJ confirmou as expectativas do mercado e manteve a taxa de juros inalterada em 0,25%.
🇨🇳 Na China o PMI industrial veio em 50,1pts, enquanto a expectativa era de 50pts, enquanto o de serviços avançou para 50,2pts, também levemente acima dos 50,1pts esperado.
🇧🇷 PNAD contínua sai às 9:00 com expectativa de que a taxa de desemprego recue para 6,5% no trimestre até setembro.
■ Haddad participa às 9:40 da abertura da reunião ministerial do G20.
■ Tesouro divulga relatório da dívida de setembro às 18:00.
■ Bradesco e Ambev divulgam resultado antes da abertura de mercado.
■ O foco local se mantem na divulgação da agenda de corte de gastos...Haddad reclamou da "forçação boba" após perguntas de jornalistas, e disse que "não é assim que funciona"... enquanto Tebet disse que virá em novembro, mas que não tem pressa para aprovar porque os impactos são para o orçamento de 2026.
■ Parece que existe uma convergência em torno da eventual proposta, o problema é se ela será o suficiente para desinflar as pressões.
■ Sem novidades o dólar ficou de lado, com alta de 0,03% e cotado a R$5,7634, enquanto o IBOVESPA caiu 0,07% e volume de 17bi.
■ No Estadão, noticia aponta que o governo analisa limitar o piso da saúde e educação a 2,5%, sem contar a inflação, submetendo as despesas ao mesmo limite do arcabouço.
■ Destaque de ontem foi para o Caged, que mostrou criação de 247.818 mil vagas, bem acima dos 225mil esperado.