Pandemia, crise econômica, crise política, ambiental, social. Quando a gente pensa um pouco sobre o contexto que estamos vivendo na última década, a sensação que dá é que o mundo todo tá numa crise imensa sem nenhuma perspectiva de melhora, né? Pois essa sensação ganhou uma palavra bem no estilo da novilíngua de George Orwell em “1984”: é a permacrise.
O Dicionário Collins elegeu permacrise como a palavra do ano de 2022 no Reino Unido. Ele é definido como “a sensação de viver em um tempo prolongado de insegurança e instabilidade. Um termo que incorpora perfeitamente a sensação de passar de um evento sem precedentes para outro, enquanto nos perguntamos desolados quais os novos horrores podem estar ao virar da esquina”. Ou seja: é o famoso meme do “não aguento mais viver momentos históricos”.
E tem gente que foi além: pesquisando sobre esse assunto, encontramos um artigo da Sabina Deweik explicando que na real, o que estaríamos vivendo é um mundo da policrise. Ela aceitou nosso convite para um papo sobre o momento em que estamos e as perspectivas de futuro: dá pra ter esperança? Dá pra aprender a lidar com esse emaranhado de crises que, em maior ou menos volume, fazem parte de to-dos os nossos dias?
------------------
APOIE O PODCAST!
www.apoia.se/donasdaptoda
-----
O Donas da P* Toda é um podcast independente.
Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz.
Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf.
Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda.
Vamos conversar?
Larissa Guerra: @larissavguerra
Marina Melz: @marinamelz
Bruno Stolf: @brunostolf