Listen

Description

“O Papalagui (homem branco) tem sempre pressa, sem ter tempo para descansar e, mesmo que tenha tempo, sente vergonha de descansar, pois todos os Papalagui se desgastam trabalhando. Eles correm de um lado para o outro, se esticam, se curvam, carregam, cavam, sem descanso, como se tivessem medo que o céu desabasse se parassem de trabalhar por um momento. Eles não trabalham para viver, mas vivem apenas para trabalhar, como se estivessem enfeitiçados”.


Não é de hoje, nem de ontem: o trabalho é uma parte muito importante das nossas vidas. Mas, seja por não conseguir sair dele nunca mais ou porque temos a sensação de viver pra trabalhar, nós começamos a identificar alguns traços tóxicos dessa relação.


E foi nesse contexto que esse trecho do livro Papalagui, escrito em 1920, bateu como se tivesse sido escrito ontem e pra cada uma de nós. Por isso, convidamos a Nataly Simon, que trouxe essa e outras reflexões da News do @clima.cc, para um papo sobre a sensação coletiva de desilusão sobre o trabalho, as percepções sobre as gerações que estão chegando e produtividade.

------------------

APOIE O PODCAST!
www.apoia.se/donasdaptoda

-----

O Donas da P* Toda é um podcast independente.

Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz.
Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf.
Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda.

Vamos conversar?

Larissa Guerra: @larissavguerra
Marina Melz: @marinamelz
Bruno Stolf: @brunostolf