Listen

Description

As fortes chuvas causaram enchentes, inundações e deslizamentos de terra no fim de 2021 e início de 2022 em vários municípios da Bahia e de Minas Gerais. A emergência climática atingiu mais de 1.000.000 de pessoas. Na Bahia, 166 municípios decretaram estado de emergência. Em Minas Gerais, esse número chegou a 449. Segundo a Defesa Civil, um total de 156.836 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Em decorrência dos efeitos das fortes chuvas, 56 pessoas perderam a vida: 26 na Bahia e 30 em Minas Gerais.

Mas tudo isso tem explicação. A ação do ser humano é a principal causa.

Tragédias ambientais estão ligadas diretamente às mudanças (ou emergências) climáticas. São ações humanas, como queimadas, desmatamento, emissão de gases poluentes e o impacto dos grandes empreendimentos, só pra citar alguns exemplos, que provocam chuvas intensas ou grandes períodos de estiagem.

Neste primeiro episódio da série Tempo Aberto, podcast do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, da Cáritas Brasileira, vamos saber mais a respeito das causas das fortes chuvas que devastaram diversas cidades e povoados nos dois estados, e os motivos de os seus efeitos atingirem a população de maneira desigual.

Participação: Lucas D’ávila, coordenador da área de atuação Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), da Cáritas Brasileira; Mariana de Oliveira Estevo, coordenadora do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais e Assessora Nacional da Cáritas Brasileira; Valquíria Lima, Coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira.

Tempo Aberto é uma produção Xirê Podcasts, com reportagem de Jaiane Souza, Jessica Almeida, Tamira Marinho e Vinicius Luiz, com o apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira. A música original é de Heberte Almeida.

Resposta Emergencial

Durante seis meses, o programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais buscou atender às necessidades emergentes das famílias afetadas pelas consequências das fortes chuvas nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, e Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais. Ao todo foram mais de 27.000 pessoas beneficiadas com a distribuição de cartões multipropósito - no valor de R$ 3.000 cada - e de kits de limpeza e de higiene familiar e infantil.

A iniciativa é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia.