A intubação oro traqueal (IOT) para ventilação mecânica é um dos suportes avançados de vida que podem ser utilizados para sustentar a vida de uma pessoa em condições de falência respiratória. Representa uma terapia ponte que pode e deve ser utilizada de forma a permitir que terapias adequadas promovam a recuperação suficiente para que este suporte possa ser retirado. Quando esta recuperação nao é possível ao inves de ser ponte para uma recuperacao, passa a ser instrumento de promoção de diatanasia, prolongando o processo de morrer e o sofrimento do paciente e todos ao seu redor. A assim chamada extubação paliativa não representa o fim da vida, mas sim a devolução do paciente a sua trajetória natural de evolução da doença com o devido cuidado, presença e alívio do sofrimento. Trata-se de uma conduta compassiva e ética, centrada no cuidado.
Para discutir sobre este assunto tão sensível Dra Claudia Inhaia recebe a Dra. Cristina Terzi, uma das autoras do capítulo sobre extubação paliativa publicado no primeiro volume da obra Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética, lançada pelo CREMESP em 2023.
A conversa aborda:
• Fundamentos éticos e legais que sustentam a extubação em contexto paliativo;
• O papel da comunicação com familiares e equipe;
• O preparo técnico e emocional necessário para garantir conforto, dignidade e alívio do sofrimento;
• E o desafio de diferenciar extubação paliativa de práticas de limitação terapêutica com objetivos não proporcionais.
Terzi CB, Junqueira JCS. Extubação paliativa. In: Vattimo EFQ, Belfiore EB, Zen Júnior JH, Santana VS, organizadores. Cuidados paliativos: da clínica à bioética. São Paulo: CREMESP; 2023. p. 351–378.
#ExtubaçãoPaliativa #medicinaintensiva #CuidadosPaliativos #PalliPapers #MedicinaPaliativa #LimitaçãoDeSuporte #Bioética #CREMESP
#PalliativeExtubation #PalliativeCare #EndOfLifeCare #EthicalDecisionMaking #ICU #ComfortFocusedCare