Listen

Description

“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã”. (Leonardo da Vinci)

 Sua excelência, o conhecimento 

É deslumbrante conhecer lugares, com paisagens pelas quais a nossa imaginação antes viajava. É inspirador conhecer pessoas e com elas conversar e aprender o que não sabíamos. É tocante conhecer as palavras dispostas para contar histórias, tecer ideias, construir o mundo. Somos o que conhecemos. O conhecimento comeca com a CONFISSÃO de nossa ignorância, de nosso desejo e nossa decisão: não sabemos, mas queremos saber; não sabemos, mas podemos saber; não sabemos, mas vamos saber. Como Champolion,  reconhecemos que não sabemos o que disseram os antigos egípcios, mas precisamos saber.  Para se descortinar diante de nós, o conhecimento precisa da CURIOSIDADE, como se fôssemos crianças diante das primeiras travessias, feitas aos tropeções, como se estivéssemos no estágio das primeiras letras ainda a decifrar, como aprendizes que nada sabem do seu ofício, como se ainda não soubéssemos, antes de entrar no barco, que do outro lado do mar há um continente a povoar. A curiosidade nos faz comprar e vender, aprender e amar, ficar e prosseguir, ouvir e compor. Para se solidificar, o conhecimento precisa de CORAGEM, com a qual iremos onde não fomos, entenderemos o passado, esculpiremos o futuro. Sem conhecimento, as coisas se repetem tediosamente. Com conhecimento, as coisas podem tomar formas que abençoam. O conhecimento encontra razão para existir no COMPARTILHAMENTO. Conhecimento retido se desvanece como a neblina da madrugada. Conhecimento comunicado se espalha como a luz nas trevas. Conhecer transforma. 

“Feliz é quem acha a sabedoria; feliz é aquele que alcança o entendimento. Porque o lucro que a sabedoria dá é melhor do que o lucro da prata, e a sua renda é melhor do que o ouro mais fino”. (Provérbios 3.13-14) 

Bom dia!!! 

Israel Belo de Azevedo