Listen

Description

O que é o padrão de beleza que a sociedade impõe? Quais são estes padrões? A beleza é fundamental? O que o espiritismo diz sobre estas questões? Assista no corte de hoje!

00:00 O que é o padrão de beleza que a sociedade impõe?

01:15 Questão 719 do O Livro dos Espíritos

🟡Padrão de beleza imposto pela sociedade.

A primavera anuncia o fim das guloseimas de inverno e o início do projeto verão. A internet é a vitrine do padrão a ser seguido. Os reality shows como por exemplo A Fazenda e o Big Brother Brasil expõem seus participantes, em grande maioria, dentro dos padrões.

A discussão desses padrões de beleza e de procedimentos estéticos ganharam espaço após os virais de antes e depois dos participantes de A Fazenda, reality que está no ar atualmente. Um número expressivo é o de harmonização facial: 80% dos participantes homens fizeram o procedimento.

🟡 Mas como o Espiritismo compreende essas questões? Encontramos na questão 719 da obra O Livro dos Espíritos, uma explicação sobre o bem-estar:

719. Merece censura o homem, por procurar o bem-estar?

“É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais.”

A doutrina espírita vem esclarecer que os cuidados do bem-estar são positivos, desde que não caiam em abusos que possam prejudicar as forças físicas e morais. Procedimentos excessivos e perigosos para a saúde física devem ser repensados e merecem precaução.

🟡Consumimos diariamente conteúdos intensos com esses padrões, seja nas redes sociais com fotos e vídeos expondo os corpos ou até filmes, séries e novelas com os famosos galãs e mocinhas. De certo que esses padrões mudam ao longo da história baseado nos conceitos culturais de cada época.

🟡 Em entrevista ao Mundo Maior Repórter, o psicólogo e comunicador Mário Más comenta:

“A beleza que é vendida pela sociedade é artificial, fabricada, no qual a pessoa acha que essa beleza vai garantir a felicidade dela.”

Muitas vezes vivemos emoções conflitantes que mexem com nossa autoestima. Usamos filtros e editores de fotos para modelarmos a nossa beleza e satisfazermos nossa vaidade. Sobre a vaidade, Mário Mas explica:

🟡“ A pessoa também entra no aspecto da vaidade buscando ter uma presença, uma aparência bonita, para que ele também seja consumido de alguma forma pelos interesses dos outros. E a pessoa não percebe que ela está aprendendo a valorizar somente o aspecto exterior sem cuidar do seu estado interior. E quando esse estado interior está doente, ele precisa cada vez mais preencher com os aspectos exteriores, no caso a vaidade.”

🟡 Que possamos compreender os excessos que possamos cometer pela busca de um padrão imposto e vendido pela sociedade e aprender a valorizar as belezas do nosso interior, de nossa essência. Muitas vezes essas questões de autoestima mexem com o nosso emocional, psicológico e físico, portanto, busque profissionais da área da saúde. Consulte profissionais sobre alimentação, médicos sobre procedimentos físicos e psicólogos e terapeutas para contribuir na compreensão de suas emoções. Cuide-se com responsabilidade!

Conteúdo extraído da TV Mundo Maior e disponibilizado nesta plataforma sem nenhum fim lucrativo e com finalidade exclusiva de divulgação da Doutrina Espírita.

Increva-se no canal: https://www.youtube.com/@TVMundoMaior.

Quer colaborar para a continuação desse trabalho? Faça uma doação pelo site: https://amigosdaboanova.com.br/associe-se/.